Chef Ana Paula exalta os sabores de Ibitipoca

Chef Ana Paula Esteves (Foto: Leonardo Costa)

Ana Paula Esteves, mineira de Juiz de Fora, em 2002 abriu seu primeiro restaurante em Conceição de Ibitipoca , o ”Cantina da Serra“, especializado em filés, massas e cogumelos. Com formação no SENAC Juiz de Fora, MG e SENAC Pelourinho, BA, e associada a ABRASEL Zona da Mata participa com pratos temáticos nos Festivais Gastronômicos JF Sabor e Brasil Sabor.

Ana Paula fez a curadoria dos dois últimos Festivais Gastronômicos “Sabores da Serra” de Ibitipoca, com o tema “ Cio da Terra, – o Ouro a Mesa” em 2017, inspirado no conceito do Slow Food; e a “Brasilidade entre Serras” em 2018, com os ingredientes-estrelas porco, milho, queijo e cachaça, e com a promoção do Queijo Artesanal Serra da Ibitipoca, lançado pala EMATER.
O ponto alto nesse Festival Gastronômico foi a homenagem especial às cozinheiras de Ibitipoca que, com seus saberes, criam e dominam os sabores dentro de uma tradição viva que conta muito sobre a história do povo de Ibitipoca.

O ponto alto nesse Festival Gastronômico foi a homenagem especial às cozinheiras de Ibitipoca que, com seus saberes, criam e dominam os sabores dentro de uma tradição viva que conta muito sobre a história do povo de Ibitipoca.

A chef promove anualmente o Encontro Enogastronômico de Ibitipoca, onde reúne representantes locais, restaurantes e a comunidade com vinículas, cachaçarias, cervejarias, afinadores de queijos, escolas de gastronomia, entre outros, com espaço para capacitação, oficinas, cozinhas, shows e stands de venda de alimentos e bebidas.

Ana Paula Esteves é associada à FIC Brasile (Federação Italiana de Chefs) e trabalha com consultoria e treinamento de equipes e promoção de eventos em gastronomia.

Também é proprietária do restaurante Oliva Bistrô, que nasceu de sua paixão por azeites aromatizados. Os destaques da casa são o azeite de carvão feito com pau de laranjeira e o azeite de laranja da terra. Outros sabores muito apreciados são os de alho negro, gojiberry e canela.

Oliva Bistrô (Foto: Leonardo Guimarães)

A casa trabalha com cozinha brasileira e contemporânea, e com produtos artesanais e orgânicos, valorizando os produtores rurais. Possui carta autoral de pratos e drinks, além de um cardápio inspirado também na Gastronomia Fusion, uma moderna tendência gastronômica que visa unir técnicas e ingredientes com origens diferentes.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
1150
Article Categories:
Chefs e Mestres