Quatro dicas para uma tilápia defumada perfeita - Territórios Gastronômicos

Quatro dicas para uma tilápia defumada perfeita

A Frios Fantini é um destaque na produção de frios artesanais em Minas Gerais. A convite do Territórios Gastronômicos, eles separaram quatro dicas para fazer uma tilápia defumada perfeita.

Veja também: Frios artesanais: Mais saborosos e nutritivos

1- Seleção de matéria prima

É importante ter conhecimento e referência de fornecedores com credibilidade na escolha de cada matéria prima. Nossa Tilápia, por exemplo, tem o padrão Premium e vem direto de Três Marias para ser defumada pela Frios FANTINI.

2- Defumação

Cada passo na defumação artesanal deve ser levado em consideração com extremo cuidado:

  • A escolha das madeiras reflorestáveis;
  • O padrão do defumador;
  • O controle, qualidade e característica da fumaça;
  • A temperatura;
  • E finalmente, o tempo de defumação.
    Cada produto se comporta de uma forma diferente quando passa pela defumação artesanal e uma DICA do Artesão Dilson para a Tilápia, é:
  • Para que a carne fique mais tenra, deve-se usar baixa temperatura na defumação. Isso também vai ajudar a não ressecá-la!

3- Preparo

Depois de defumados, os legumes e a Tilápia já estão prontos para consumo. Mas, para dar um toque final, em nossa #SextaNaFabrica eles são servidos depois de serem grelhados em uma chapa de pedra com azeite extravirgem e manteiga de ervas.

4- Montagem do Prato

Pra quem gosta de um prato sofisticado e prático, esta é a melhor pedida! Para servir, basta fazer uma cama com os legumes e colocar a tilápia por cima! O prato combina muito com um bom molho pesto, mas para os paladares mais cítricos, um creme de limão também vai bem!

O resultado é leve, com aromas e sabores indescritíveis. Bom apetite!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments