Concurso "Prato Junino" leva gastronomia para o Arraial de Belo Horizonte - Territórios Gastronômicos

Concurso “Prato Junino” leva gastronomia para o Arraial de Belo Horizonte

Por Augusto Albertini*

Começou nesta segunda-feira (3) a segunda edição do concurso “Prato Junino”, realizado pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). A iniciativa conta com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), a Frente da Gastronomia e as faculdades de gastronomia da UNA, Pitágoras, Promove, Estácio de Sá e Senac. O evento seleciona estudantes de gastronomia para elaborarem receitas com ingredientes típicos de festa junina e os vencedores poderão comercializar o prato no Arraial de Belo Horizonte.


Estudantes participantes da primeira etapa no Senac (Foto: Eduardo Avelar)

O concurso vai até o próximo dia 7. Todas as faculdades parceiras terão estudantes selecionados para participarem do Arraial. Ao todo, serão 40 pratos avaliados pelo juri técnico, que é formado por Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha, Mariana Correa, da confeitaria Francesa La Parisserie, Eduardo Avelar, do Territórios Gastronômicos, Isabela Lapa, do blog Coisas de Mineiro, e Jadison Nantes, da Gerência de Culturas Populares Urbanas da Fundação Municipal de Cultura.

Nesta edição, os estudantes deverão fazer uma homenagem ao legado de Dona Lucinha, uma das maiores referências da gastronomia mineira, falecida em abril deste ano. Além da relevância ao tema, o juri avaliará outros requisitos técnicos, como: presença de ingredientes típicos de festa junina, inovação e economicidade.

Primeira classificação

O Senac foi o palco do primeiro dia do concurso. Nesta etapa, foram cinco pratos participantes e a vencedora foi Isys Heringer, com o Bolo Pé de Milho: um bolo de milho cremoso com coco, queijo do Serro e uma crosta de pé-de-moleque e pipoca caramelada de quentão. Uma combinação bucólica, que remete às receitas feitas pelas avós durante o fim de tarde na roça. O resultado é um prato elegante, com ingredientes simples, fácil de comer e perfeito para os festejos de São João.

Pé de Milho foi o grande vencedor. (Foto: Isys Heringer)

*Augusto Albertini
Jornalista colaborador do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
1092
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments