"Matula da Roça" vence 3ª etapa do Prato Junino - Territórios Gastronômicos

“Matula da Roça” vence 3ª etapa do Prato Junino

“Matula da Roça” é um sanduíche com pão de milho artesanal, pernil desfiado, farofa crocante de torresmo, couve e pimenta biquinho.

*Por Augusto Albertini

O Centro Universitário UNA foi palco da terceira etapa do concurso Prato Junino, organizado pela Belotur. O evento ocorreu nesta quinta-feira (6), ao todo foram quatro grupos disputando a oportunidade de vender suas criações gastronômicas no Arraial de Belo Horizonte.

Veja também: Concurso “Prato Junino” leva gastronomia para o Arraial de Belo Horizonte

Os alunos da UNA já haviam passado por uma seleção interna para poder participar do concurso, o que aumentou o nível técnico desta etapa, deixando-a mais acirrada.

O vencedor foi o “Matula da Roça”, um sanduíche com pão de milho artesanal, pernil desfiado, farofa crocante de torresmo, couve e pimenta biquinho, que foi criado pela Fernanda de Almeida Moraes, Denise Câmara Lopes, Renata Alves Rodrigues e Ana Caroline da Silva.

Ana Caroline da Silva, Renata Alves Rodrigues, Denise Câmara Lopes e Fernanda de Almeida Moraes (Foto: Augusto Albertini)

O prato é uma releitura das comidas típicas das roças mineiras, pensadas para um contexto urbano. O pão de milho artesanal faz alusão ao angu, e o pernil à carne de lata, a couve e a pimenta biquinho são traços típicos da culinária regional, e o torresmo se destaca como um aperitivo bastante consumido em Minas Gerais.

A receita nasceu através da idealização de Ana Caroline, ela é natural de Coronel Fabriciano, através das origens dela, o grupo pensou em um sanduíche que fosse prático e que remetesse ao aconchego interiorano. “Você vai na casa das pessoas (no interior), você é recebido com muita comida, comida simples, mas comida cheia de amor.”, contou Ana Caroline.

*Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
4 0
Views:
1279
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments