Receita de canjica salgada vence a 4ª etapa do Prato Junino - Territórios Gastronômicos

Receita de canjica salgada vence a 4ª etapa do Prato Junino

Canjica do Sertão é feita com manteiga de garrafa, queijo canastra, requeijão de raspa, carne de sol, couve picadinha, e uma cebola crocante.

*Por Augusto Albertini

A Faculdade de gastronomia do Pitágoras foi a protagonista do concurso prato junino, nesta quinta-feira (6). O evento, que é organizado pela Prefeitura de Belo Horizonte através da Belotur, selecionou um prato entre todos os participantes para serem vendidos no Arraial de Belo Horizonte.

Veja Também: Concurso “Prato Junino” leva gastronomia para o Arraial de Belo Horizonte

A etapa do Pitágoras foi a mais disputada, ao todo, foram dez pratos inscritos no concurso. A receita vencedora foi a Canjica do Sertão, que além do sabor, também chamou atenção por ser uma inusitada canjica salgada.


Bruna Carvalho Ribeiro Gomes, Hugo Henrique de Jesus Luiz, Lívia Rodrigues Bandeira fizeram o prato vencedor (Foto: Augusto Albertini)

A canjica reúne ingredientes como a manteiga de garrafa, queijo canastra, requeijão de raspa, carne de sol, couve picadinha, e uma cebola crocante. Os criadores da receita foram os estudantes do quarto período de gastronomia – Bruna Carvalho Ribeiro Gomes, Hugo Henrique de Jesus Luiz, Lívia Rodrigues Bandeira. “Na verdade não foi difícil, porque nós estávamos com a ideia de realmente inovar com uma coisa que todos já conhecem”, contou Lívia. ” Quando nós recebemos a lista de insumos que poderiam entrar, e que era uma homenagem à Dona Lucinha, nós tentamos juntar tudo em um único prato, sair do tradicional doce e incluir o salgado do queijo, a carne de sol e a manteiga de garrafa, para sair um caldo que remetesse ao junino”, concluiu.

A etapa foi encerrada de maneira emocionante e acolhedora entre os participantes do concurso, que prometeram ir ao Arraial prestigiar o grupo vencedor. “Nos dá muito orgulho representar a nossa faculdade.”, comentou Hugo Henrique, um dos criadores da Canjica do Sertão.

(Foto: Augusto Albertini)

*Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
3 0
Views:
1282
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments