"Trio Ternura" vence a última etapa do Prato Junino - Territórios Gastronômicos

“Trio Ternura” vence a última etapa do Prato Junino

Prato vencedor é um bolinho de batata baroa com recheios de porco com catupiry, frango com catupiry e queijo artesanal do Serro com catupiry.

Por Augusto Albertini

A última etapa do concurso Prato Junino, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte através da Belotur, ocorreu nesta sexta-feira (7), na faculdade de gastronomia do Promove. Ao todo, seis concorrentes disputaram a oportunidade de poder participar do arraial do município. Os jurados destacaram que os candidatos desta etapa foram os que mais se adequaram à proposta de criar um prato que homenageasse Dona Lucinha e, ao mesmo tempo, tivesse a cara de uma comida de festa junina.

Veja Também: Concurso “Prato Junino” leva gastronomia para o Arraial de Belo Horizonte

O vencedor foi o “Trio Ternura”, um prato com três bolinhos feitos com batata baroa e recheados com sabores diferentes: porco, frango e Queijo Artesanal do Serro, os três misturados com catupiry. A porção será servida com seis unidades e virá acompanhada de um molho picante feito com tomate, cebola, azeite, pimenta dedo-de-moça e salsinha.

Roberto Davi Fernandes Teixeira idealizou o prato vencedor (Foto: Augusto Albertini)

O idealizador do prato foi o estudante do terceiro período de gastronomia, Roberto Davi Fernandes Teixeira. De acordo com ele, a ideia era criar um prato simples, cuja inovação ficasse por conta do sabor. “A gente teve uma mentora intelectual que nos deu essa ideia do bolinho de baroa, que era uma coisa que a gente nunca tinha comido e, a partir dessa ideia, a gente começou a desenvolver a receita, até que chegamos a um resultado satisfatório”, contou.

Os pratos vencedores do concurso serão vendidos na Vila Gastronômica do Arraial de Belo Horizonte, nos dias 29 e 30 de junho e 6 e 7 de julho, na Praça da Estação.

*Augusto Albertini
Jornalista e colaborador dos Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
912
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments