Começa hoje (3) a Semana da Gastronomia Mineira - Territórios Gastronômicos

Começa hoje (3) a Semana da Gastronomia Mineira

Por Augusto Albertini*

Belo Horizonte e outros municípios de Minas Gerais terão um mês de julho repleto de atrações durante as comemorações da Semana da Gastronomia Mineira. Entre os dias 3 e 31 de julho, diversos espaços serão ocupados com atrações como: gastronomia temática, palestras, intervenções culturais, Cozinha Show, premiação e feira de agricultura.

O evento é organizado pelo Instituto Eduardo Frieiro e tem como propósitos resgatar a história e os valores da gastronomia mineira, explorar seu potencial turístico e gerar renda. Embora a maioria das atividades esteja prevista para acontecer em Belo Horizonte, haverá restaurantes em Brumadinho, Sabará e Congonhas que irão elaborar pratos exclusivos para este mês. Os estabelecimentos participantes são: Bar Patorroco, Jockey Bar & Café, Tip Top, Roça Grande, Xapuri, Rancho do Peixe, Sebastião Gourmet e Jacubar.

Veja Também: Circuito Gastronômico da Pampulha

Além dos restaurantes, outros pontos da gastronomia de Belo Horizonte receberão atrações do evento. O Mercado Central de Belo Horizonte terá Cozinha Show entre os dias 3 e 12 de julho. Os inscritos terão aulas com chefs renomados da gastronomia mineira, como: Marcos Proença (Patorroco), Vicente Ramos (Jockey Bar & Café), Mariana Gontijo (Roça Grande), Vera Lúcia de Oliveira (Rancho do Peixe), Flávio Trombino (Xapuri), Adriano Vilhena (Tip Top) e Liliane Fernandes (Ideias Gastronômicas).

O destaque do evento é o Prêmio Eduardo Frieiro, que ocorrerá hoje (3), às 19h na Prefeitura de Belo Horizonte. A cerimônia receberá apenas convidados. O título é considerado o Oscar da cozinha mineira, e homenageia chefs e cozinheiros de diversas partes do Estado que fazem um trabalho notável através da gastronomia de Minas Gerais.

Outras atrações você confere no site do Instituto Eduardo Frieiro.

Augusto Albertini*
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
1061
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments