Belo Horizonte terá Piquenique Julino sem glúten

O evento conta com o apoio de marcas parceiras e é aberto a celíacos, seus familiares e amigos.

Por *Augusto Albertini

Neste domingo (7), na praça Floriano Peixoto, de 10h30 às 13h30, ocorrerá o Piquenique Julino sem glúten, organizado por Andrezza Conde e Luciani Simões, com o apoio da Associação de Celíacos do Brasil de Minas Gerais, a Acelbra-MG.

Veja Também: Cozinha sem glúten

Este será o terceiro piquenique sem glúten em menos de um ano. Vinte marcas que fazem produtos para pessoas com restrição alimentar ao glúten apoiam o evento e forneceram brindes que serão sorteados aos celíacos e sensíveis ao glúten não celíacos presentes.

Tradicionalmente, o evento é apoiado por marcas parceiras. (Foto: acervo pessoal/Andrezza Conde)

O objetivo das organizadoras é fortalecer a causa da Doença Celíaca, uma doença autoimune que afeta aproximadamente 2 milhões de brasileiros, mas ainda é pouco conhecida. Quem tem a doença não pode consumir glúten, nem ficar em ambientes que manipulam esta proteína. Assim, muitas vezes, os celíacos sofrem isolamento social e o Piquenique Julino, enquanto confraternização especial para este público, promove inclusão social, acolhimento e empatia.

Na edição passada, foram montadas três mesas cheias de quitutes sem glúten. (Foto: acervo pessoal/Andrezza Conde)

Veja Também: Tradições e inovações marcam o período de festa junina

Podem comparecer todas as pessoas celíacas, seus amigos e familiares. Os participantes devem trazer comidas sem glúten e sem contaminação cruzada para colaborar com o piquenique. Também deverão levar seus copos, a fim de reduzir o lixo gerado durante o encontro.

*Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
4 0
Views:
1349
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments