Uma linda homenagem aos agricultores do Brasil

Por Eduardo Avelar

Olá amigos da cozinha,

Gostaria de merecer alguns minutos de sua atenção para compartilhar com vocês uma grande emoção que senti ao receber um determinado vídeo esta semana pelas redes sociais.

Muitos de vocês talvez até já tenham visto, devido a velocidade das informações, mas acho importante deixar registrado aqui pela sua linda mensagem.

Um conteúdo que muito tem a ver com a trajetória dos Territórios Gastronômicos desde o início do projeto Sabores de Minas, quando iniciamos a nossa aventura pelos mais distantes rincões de Minas e do Brasil, conhecendo pessoas maravilhosas, desfrutando de histórias memoráveis contadas no campo, na beira dos fornos e fogões a lenha, sempre com muita simplicidade e temperadas com emoções indescritíveis, como esta que tomou conta de mim ao conhecer esta iniciativa excepcional.

Não conheço quem o produziu, somente tomei conhecimento de que o objetivo era comemorar o Dia do Agricultor, que foi festejado dia 28 de julho.

O vídeo a que me refiro foi produzido pela empresa HughesNet, que confesso nunca ter ouvido falar até então, e veio acompanhado de uma fala dos produtores, a quem que peço a licença para reproduzir para vocês, amigos:

“Nosso grande desafio, além da questão técnica, era encontrar dois casais de agricultores que aceitassem participar da homenagem sem saber como ela seria. Na verdade, como toda a ação foi espontânea, não sabíamos como seria a reação das pessoas, mas ficamos muito satisfeitos e emocionados com o resultado”, declara Caio Bocuti, sócio e produtor executivo da Catalunya Filmes.

E segue o texto:

“A ação, cujo planejamento durou três meses, foi gravada com câmeras escondidas e robóticas e contou com a participação de 15 profissionais. A campanha consiste em um filme de três minutos para a internet e uma versão de um minuto que será veiculada nas principais emissoras de TV voltadas ao público rural”.

Acho que não preciso explicar mais sobre o brilhantismo desta ideia e a justíssima homenagem prestada a milhões de brasileiros anônimos que muito pouco são lembrados pela maioria de nós, que deveríamos, sempre que nos sentássemos à mesa ou estivéssemos em frente a qualquer alimento em cada refeição do dia, reverenciá-los, mesmo que em um breve pensamento. Esses personagens, ou melhor, esses artistas que nos brindam com a arte de seu suor diário de sol a sol.

Rendo aqui, mais uma vez, e com um injustificável atraso, minhas mais sinceras homenagens em nome dos Territórios Gastronômicos a todos os agricultores brasileiros, merecedores delas não apenas em um dia, mas em todos os 365 dias do ano.

Saudações gastronômicas!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
2628
Article Categories:
Coluna
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments