#PartiuTG - Festival do Queijo da Canastra em São Roque - Territórios Gastronômicos

#PartiuTG – Festival do Queijo da Canastra em São Roque

Por Joanne Ribas

São Roque de Minas receberá nesta sexta (2) e sábado (3), a segunda edição do tão aguardado Festival do Queijo da Canastra, realizado pela Associação dos Produtores de Queijo da Canastra – APROCAN. Os visitantes poderão apreciar inúmeras atrações na Praça da Matriz, como exposição e degustação de produtos artesanais da região, cozinha show com chefs renomados ensinando receitas ao vivo, praça de alimentação com receitas envolvendo muito queijo, vinhos, cervejas artesanais, aula show de fabricação de queijo da Canastra e, claro, degustação de queijos da Canastra, que são os verdadeiros protagonistas do evento. Haverá, ainda, shows com os grandes violeiros Chico Lobo no dia 02/08 e Renato Caetano no dia 03/08.

O evento conta ainda com uma agenda paralela com passeios 4×4, experiências gastronômicas nas fazendas dos produtores de queijo, como almoços com receitas tradicionais, harmonização de queijos com cervejas e vinhos, voos de balão e muito mais. Com a recente conquista de 24 medalhas no Concurso Mondial du Fromage em Tours/França, os mestres queijeiros da Serra da Canastra mostraram que estão cada vez mais preparados para fazer um lindo espetáculo para todos os visitantes. É uma oportunidade única para apreciar o maior conjunto dos terroirs mais premiados do Brasil!

Quem vai ao Festival não pode deixar de aproveitar as outras atrações turísticas e gastronômicas da cidade. Confira algumas dicas.

Nascente do Rio São Francisco

(Foto: Reprodução)

Na parte alta da Canastra, está presente um dos grandes encantos das belezas naturais do Brasil. A nascente histórica do Rio São Francisco é envolvida pela beleza do Parque Nacional da Serra da Canastra, com uma encantadora biodiversidade de sua fauna e flora. É indicado um carro adequado para percorrer o caminho dentro do parque devido aos buracos na estrada.

Cachoeira da Chinela

(Foto: Reprodução)

Outra atração turística de beleza exuberante é a Cachoeira da Chinela, um local indicado para banho, com uma queda alta. O acesso é fácil, através de uma trilha curta pela estrada de terra. É necessário pagar a taxa de manutenção, que custa R$10,00.

Cachoeira Casca D’Anta

(Foto: Reprodução)

A mais antiga e mais alta queda do “Velho Chico”. Possui uma bela vista, e pode se chegar ao destino através de duas trilhas, uma que leva até a parte alta da cachoeira, e outra, à parte baixa. É necessário pagar a taxa de preservação, que custa R$10,00.

Onde comer

Cozinha Original Sabores da Canastra


(Foto: Reprodução / Nova Cozinha Original Sabores da Canastra)

No trevinho de asfalto de São José do Barreiro, a caminho da Casca D’Anta, está localizado o restaurante Cozinha Original Sabores da Canastra. Os pratos são elaborados pela Chef Joanne Ribas, que traz a culinária de afeto presente na comida mineira, sem interpretação ou conceito.

Tel: (37) 998-258-842

Restaurante Mirante da Natureza

Em um dos cartões postais do município é possível degustar uma comidinha saborosa e apreciar a bela paisagem da Serra da Canastra. No mirante, além da vista privilegiada, também há uma simpática capelinha que nos remonta às paisagens mais bucólicas de Minas Gerais.

Tel: (37) 998-061-213

Onde ficar

Hotel Chapadão da Canastra

O hotel fica localizado à margem do Rio do Peixe e conta com café da manhã e serviço de roteiros turísticos, por meio do qual realiza agendamentos com guias e passeios com 4×4 para aqueles que desejam conhecer os locais que possuem difícil acesso.

Tel: (37) 3433-1267

Pousada Barcelos

A Pousada Barcelos é uma outra opção de hospedagem na entrada do município de São Roque. O local também conta com opções de lazer e descanso.

Tel: (37) 3433-1216

(Foto de Capa: Acervo Aprocan / Divulgação)

Chef Joanne Ribas
Chef idealizadora da Cozinha Original na Serra da Canastra, professora de gastronomia e colunista dos Territórios Gastronômicos. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments