Capadócia: Aprenda a preparar um drink feito com romã - Territórios Gastronômicos

Capadócia: Aprenda a preparar um drink feito com romã

Por Chef Ana Paula Esteves

Originária do Oriente Médio a romã é muito utilizada pelos povos na Pérsia, Egito e pelos hebreus, que a associavam à fruta do amor, da sorte e da prosperidade.

Trazida pelos portugueses ao Brasil, se adaptou bem na região sul do país e em nossa região se aclimatou ao frio e as geadas. A romãzeira tem seu auge de setembro a fevereiro, mas seus frutos congelados nos fornecem benefícios ao longo de todo ano.

Rica em vitaminas A, C, E e vitaminas do complexo B, em minerais de ferro, cálcio, zinco e magnésio; tem propriedades anti inflamatórias, anti viral e bacterianas, principalmente do trato digestivo. Recentes estudos feitos na Califórnia indicam que tem mais antioxidantes que a uva, o mirtilo, o chá verde e o vinho, daí sua grande procura para combater o envelhecimento das células e prevenir inúmeras doenças.

Na gastronomia é usada em sobremesas, saladas, molhos para carnes, sucos e chás. Aqui no Oliva Bistrô, a ressaltamos com um drink muito apreciado, denominado Capadócia em homenagem à região da Turquia.

Receita do Capadócia

Ingredientes

  • 50 ml de vodka importada
  • 25 ml de grenadine de romã
  • 25 ml de Curaçau Blue
  • 25 ml de Malibu
  • ½ limão Taiti
  • 20 g de esferas de romã
  • 6 cubos de gelo
  • 1 col de sobremesa de açúcar refinado
  • 1 trevo de 4 folhas comestível.

Preparo

Grenadine de romã

Cozinhe em 100 ml de água os 100 g de esferas de romã. Após ferver, amasse com garfo para liberar mais sabor. Desligue e coe em peneira. Pese o líquido resultante e acrescente a mesma quantidade de açúcar, em seguida, leve ao fogo para fazer o xarope.

Bata numa coqueteleira gelo, vodka, limão e açúcar. Reserve. Colora o entorno de um copo de drink ( 210 ml ) com o grenadine e acrescente a mistura da coqueteleira coada, 3 cubos de gelo e coloque delicadamente com apoio de uma colher o Curaçau Blue. Finalize com o Malibu, as esferas de romã e o trevo.

Chef Ana Paula Esteves 
Chef do Oliva Bistrô em Conceição de Ibitipoca

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
2555
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments