#PartiuTG - Paracatu o paraíso das quitandas - Territórios Gastronômicos

#PartiuTG – Paracatu o paraíso das quitandas

Nossa dica para este feriadão é visitar a histórica Paracatu, oitava Vila do Ouro e um destino gastronômico de primeira linha, especialmente pelas quitandas históricas que são cultuadas e preservadas na cidade.

Paracatu, conhecida como o “paraíso das quitandas”, tem um permanente aroma no ar de quitutes assando com aquele cheirinho de lenha dos fornos espalhados por todos os cantos, seja no centro histórico ou nos bairros, como no São Domingos, antigo Quilombola, onde uma associação de quitandeiras funciona produzindo permanentemente bolos e biscoitos feitos à moda dos ancestrais.

Fotos: Carlos Oliveira – Acervo Territórios Gastronômicos – Produção artesanal de empadinhas de pele fina de Paracatu.

Mostra Quintais e Quitandas  

Evento será realizado neste sábado, 17 de agosto, em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural

As deliciosas quitandas paracatuenses voltam a ser protagonistas do evento que já está se tornando tradição no município. A Mostra Quintais & Quitandas de Paracatu, 17 de agosto, será realizada na rua Goiás, no Centro Histórico da cidade. Uma oportunidade para moradores e visitantes conhecerem e se deliciarem com as típicas quitandas locais como queijadinha, desmamada, bolo de domingo, mané pelado, empadinha de pele fina e pão de queijo.

Neste ano, a Mostra está inserida na programação da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que celebra em 17 de agosto, o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. O projeto, que teve início em 2017, visa valorizar e apresentar as vocações gastronômicas e alimentícias tradicionais do município, como instrumento de divulgação e fortalecimento do turismo local, preparadas pelas mestras e quitandeiras da cidade. Em julho, as quitandeiras envolvidas no projeto expuseram suas quitandas durante o 6º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu.

O evento, idealizado pelo Territórios Gastronômicos, com incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, está sendo produzido pela Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagista de Paracatu (Comphap), e conta com o apoio do Sebrae Minas e da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

Outras Atrações

Foto Carlos Oliveira Acervo TG Mestre Nilo do Baru e seus pés de moleque e paçoca feitos com Baru, o “Viagra do Cerrado”

A Feira dos agricultores e artesãos da cidade é mais uma das saborosas atrações de Paracatu e acontece ao lado da Prefeitura.

Lá são encontrados, além de verduras, frutas e hortaliças, produtos do cerrado são expostos juntamente com doces quitandas, muito artesanato num ambiente efervescente de diversidade de cores e aromas.

Casa de Concessa
Foto: Acervo Territórios Gastronômicos

A Casa de Concessa é outra atração imperdível para quem visita Paracatu.

Logo à entrada da cidade,  um delicioso casarão cercado de baruzeiros, repleto de histórias e deliciosas quitandas, com comida de fogão a lenha, dá as boas vindas temperado com a alegria e irreverência da proprietária Cida Mendes, atriz famosa com sua personagem Concessa.

Ao fundo da casa o Teatro Inhoquim apresenta algumas peças comandadas pela divertidíssima anfitriã.

Casa de Cultura, Arquitetura e Quintais

E para completar, além de visitar à Casa de Cultura, um belíssimo casarão histórico com exposições permanentes e uma boutique de artesanato, outro gostoso programa é desfrutar das belezas de Paracatu num passeio pelas ruas da cidade antiga viajando na história apreciando a rica arquitetura colonial da cidade.

Completando o tour cultural gastronômico, vale uma visita ao Quintal da quitandeira Angela, um dos pequenos paraísos gastronômicos a serem descobertos pelos visitantes, onde são oferecidos café da manhã e lanches sob as árvores, com as mais tradicionais quitandas e quitutes tradicionais de Paracatu, num ambiente inebriante e saboroso.

Quintal da Quitandeira Angela

Paracatu fica localizada a 500 km de BH e a 234 Km de Brasília, e possui uma boa estrutura hoteleira.

Então, se está pretendendo fazer uma viagem aproveitando o feriadão, visite Paracatu para desfrutar de todas essas atrações que a cidade histórica oferece.

Gostaram da dica? Para deixar todos com mais água na boca, vocês podem conferir uma receita de um delicioso bolo de domingo, gravada durante a mostra de quintais e quitandas de 2018:

Boa viagem!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
4088
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments