#PartiuTG - A Serra da Canastra está em festa - Territórios Gastronômicos

#PartiuTG – A Serra da Canastra está em festa

Por Augusto Albertini

Para quem gosta de se aventurar pelas estradas e pela gastronomia mineira, o fim de semana está imperdível, principalmente para aqueles que tiverem a oportunidade de passear pela Serra da Canastra. Três grandes festivais ocorrem, simultaneamente, nos municípios de Capitólio, Passos e Vargem Bonita.

Aromas e Sabores da Canastra

Hoje (7), às 12h, a segunda edição do Festival Aromas e Sabores da Canastra levará diversas atrações culturais para Vargem Bonita. O evento, que promove artes cênicas e música para diversos gostos, também tem um foco bastante especial na gastronomia, explorando os sabores dos produtos da região, que possui diversas riquezas na cozinha.

O evento possui o objetivo de promover o turismo e fomentar a economia local. Entre as atrações gastronômicas, os visitantes poderão conferir aulas shows com chefs e sommeliers nacionalmente conhecidos, degustações de chopes artesanais e, ainda, a harmonização enogastronômica numa aula show especial.

A parte gastronômica do evento está sendo desenvolvida por chefs de grandes trajetórias na cozinha e com bom gosto para criações. Entre alguns exemplos, está a Chef Joanne Ribas, acostumada a lidar com ingredientes e receitas da gastronomia mineira em sua Cozinha Original. Os pratos feitos por ela representam bem a cozinha canastreira e são sempre acompanhados de muito aconchego e afeto, que são as principais marcas da comida desta região. Desta vez, ela utilizará todos os seus conhecimentos para agradar o paladar dos visitantes do festival.

Chef Joanne participará do Festival Aromas e Sabores da Canastra (Foto: Reprodução)

O evento também conta com um grande palco com diversas atrações musicais. Entre elas, a principal será o show do Zeca Baleiro, que promete alegrar o público na noite do feriado de 7 de setembro.

Outras atrações

Os demais festivais que ocorrem na Serra da Canastra possuem temas baseados em produtos importantes da região. Em Passos, o Festival do Queijo da Canastra apresenta degustações de queijos e doces artesanais, shows musicais, além da cozinha show com chefs.

Em Capitólio, a tilápia é a grande estrela do Festival Sabores do Peixe. Este evento conta com a participação de dez restaurantes do município, que tiveram consultoria com o Chef Renato Lobato e criaram receitas exclusivas com este pescado.

Os festivais são uma boa oportunidade para conhecer as regiões desses três municípios, que possuem paisagens exuberantes, cachoeiras e verdadeiros cartões postais, como o Lago de Furnas (Capitólio).

(Foto de capa: Reprodução / Wikimedia Commons)

Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
2746
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments