Milho Verde (MG) recebe 1º Festival Sabores do Queijo - Territórios Gastronômicos

Milho Verde (MG) recebe 1º Festival Sabores do Queijo

Entre os dias 4 e 6, o vilarejo será palco será palco de diversas atrações envolvendo o queijo artesanal do Serro.

Por Suellen Alice

Pequeno vilarejo encravado no interior de Minas Gerais, na região do Serro, Milho Verde mantém muitas das características desde sua fundação com ruas de chão batido e construções simples. Aqui, a gastronomia, o artesanato, a religiosidade e as festas tradicionais se misturam, formando uma riqueza cultural extraordinária, presente nas cenas de seu cotidiano.

As mãos que lavram a terra, insistindo nos frutos nativos, são as mesmas que transformam a colheita em doces, geleias e compotas produzidas no fogão à lenha e ainda uma diversidade de preparações culinárias tão enraizadas quanto o próprio alimento cultivado.

Os produtores de queijo e seus derivados são protagonistas das alternativas de trabalho e renda obtidas com a comercialização dos alimentos artesanais tradicionais. Diante das dificuldades enfrentadas para a sobrevivência, eles resgatam o saber-fazer transmitido por gerações e continuam a elaborar e ressignificar os sabores tradicionais para continuar nos seus territórios.

A hospitalidade de Milho Verde é um tempero a mais. Os moradores acolhem os visitantes, muitas vezes em suas próprias casas, com alegria peculiar.

Milho Verde é um vilarejo encantador localizado próximo ao município do Serro (Foto: Suellen Alice)

As conexões entre os sabores e saberes nos permite compreender a identidade do vilarejo que se constrói também a partir da chegada de novos moradores, oriundos de diversos locais e trazendo conhecimentos e novos fazeres que, combinados, contribuem para fortalecer a identidade cultural e se transformam em estratégias de sobrevivência dos grupos familiares.

Conhecida por suas belas cachoeiras e paisagens incríveis, Milho verde também possui um rico potencial gastronômico pouco explorado.

O 1º Festival Sabores do Queijo vem com o intuito de tecer uma rede de divulgação sobre a culinária local, seus pratos, sua história, estabelecimentos de alimentação e produtores, dando visibilidade e capacitação aos pequenos negócios e consequente aumento da renda e fortalecimento das relações comerciais locais.

Festival Sabores do Queijo contará com diversas atrações gastronômicas (Foto: Suellen Alice)

Os pratos foram elaborados especialmente para a ocasião com o queijo artesanal do Serro como protagonista, sob a consultoria do Chef Eduardo Avelar, que dispensa apresentações. Além da consultoria do chef, os estabelecimentos receberão capacitação na área da gastronomia e atendimento ao cliente no intuito de melhorar a qualidade dos serviços ofertados.

No formato de praça de alimentação, o Festival ainda contará com shows musicais, workshops, oficinas e muito queijo artesanal. Ele acontece nos dias 4, 5 e 6 de outubro em Milho Verde e nos dias 11, 12 e 13 em Serro, juntamente com a Festa do Queijo.

Fique por dentro das novidades do 1º Festival Sabores do Queijo através do Instagram @festivalsaboresdoqueijo. Saiba mais sobre Milho Verde. Siga @milhoverdeoficial.

Suellen Alice
Agente de Cultura responsável pelo projeto do festival e proprietária da Casa Rubra Comedoria @casarubra, restaurante de comida artesanal afetiva em Milho Verde

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
12 0
Views:
5445
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments