10ª edição do Diamantina Gourmet celebra gastronomia e cultura - Territórios Gastronômicos

10ª edição do Diamantina Gourmet celebra gastronomia e cultura

A linda e histórica cidade de Diamantina será mais uma vez palco do delicioso e imperdível X Diamantina Gourmet – Festival de Gastronomia e Cultura. O evento de abertura será realizado no fim de semana de 20 a 22 de setembro, na Praça do Mercado, gratuitamente, com atrações culturais, cozinhas-show, praça de alimentação e feira de produtos regionais.

Nesse ano, em que a cidade comemora 20 anos de tombamento pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade também são celebrados os 10 anos do Diamantina Gourmet. Por isso, a rica história de Diamantina é a fonte de inspiração para os chefs na criação de seus pratos exclusivos, que estão sendo desenvolvidos com a consultoria do chef Eduardo Avelar.

Diamantina é reconhecida por sua história ligada à busca de ouro e diamantes e por ser terra natal de Juscelino Kubitschek (1902-1976) e de Chica da Silva (1732-1796). Em um passeio pelas ruas é possível apreciar o casario colonial de inspiração barroca, construções históricas, suas igrejas seculares e a paisagem de tirar o fôlego. “Estamos trabalhando com dois pilares para a elaboração dos pratos. O primeiro, no uso de ingredientes locais, buscando a identidade regional, como a palma do inferno, o milho verde, queijos, carne de porco, feijão de andu. E o segundo é a homenagem a personagens e edificações históricas da cidade em função desse ano especial. Estou muito surpreso com a qualidade desse processo e os resultados serão surpreendentes”, coloca Avelar.

No evento de abertura, o público poderá experimentar as receitas de cinco restaurantes participantes do evento, Mr cheff Gastrobar, Singular, Tropicália, Deguste e SUSHI Barroco, as cervejas artesanais da cidade, além de degustar os queijos o vinho da região, curtindo as atrações musicais. Flávia Botelho, gestora do projeto, fala sobre o que o público pode esperar: “A Praça do Mercado é o coração de Diamantina. Nessa edição especial, envolvemos os diversos atores da cidade, como os restaurantes, cervejarias, produtores locais, artistas. Queremos que o público viva a cidade na sua participação no evento.”

Diamantina possui riquezas históricas e gastronômicas. (Foto: Divulgação)

O objetivo do Diamantina Gourmet é incentivar o desenvolvimento do turismo pela divulgação e promoção da gastronomia, suas riquezas e talentos e impulsionar o município no cenário turístico nacional, e contribuir para o comércio local. 

Diamantina localiza-se no Vale do Jequitinhonha, a 285 quilômetros de distância de Belo Horizonte. A 10ª edição do Diamantina Gourmet conta Patrocínio da Gasmig, incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realização do Sebrae, Prefeitura Municipal de Diamantina e do Governo de Minas – Governo Diferente Estado Eficiente. A gestão é da Espaço Ampliar, do Instituto Eduardo Freiro e da Armazém de Standes, com apoio da UMA e da EMATER MG.

Evento de abertura do 10º Diamantina Gourmet – Festival de Gastronomia e Cultura
Data:

Dia 20 de setembro, sexta-feira dia, das 19h as 01h

Dia 21 sábado, das 15h às  01h

Dia 22 domingo, das 13h às 18h


Local: Praça do Mercado – Cidade de Diamantina – Minas Gerais

(Foto de Capa: Divulgação)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
3 0
Views:
1987
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments