3ª Festa Chilena traz gastronomia do país andino para BH - Territórios Gastronômicos

3ª Festa Chilena traz gastronomia do país andino para BH

Marcado para o dia 28 de setembro, evento promete estreitar ainda mais os laços entre a capital mineira e o povo chileno

No próximo sábado, a cultura e a gastronomia do Chile serão o tema principal da terceira edição da Festa Chilena. O evento será no Museu Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim, na zona centro-sul de Belo Horizonte, entre 10h e 18h.

O evento possui a proposta de estreitar relações entre Minas Gerais e o Chile por meio da gastronomia e da música, dois pontos destacados das culturas do Estado e do país . Inicialmente a intenção era reunir a comunidade chilena em Belo Horizonte, hoje o evento traz consigo um objetivo mais ousado. Por isso, a festa estará recheada de comidas típicas, atrações artísticas e costumes da terra de Neruda, mas com uma pitada de mineiridade.

Veja Também: Confira a receita do ceviche De Angelis

Outra novidade é que, a partir da segunda edição, foi criada a Associação Cultural Minas-Chile, dedicada a organizar o evento e disseminar a cultura chilena no Estado.

Diretor da Associação, o chileno Osvaldo Castro comemora a chegada de mais uma edição da festa. “Durante anos, nossos encontros eram limitados às nossas próprias casas, não havia uma oportunidade para nos reunirmos, nos conhecermos. A festa nos propicia isso, além de podermos mostrar um pouco da nossa cultura aos mineiros, que nos receberam tão bem. Estamos muito empolgados”.

Os últimos dias antes da festa serão de muito trabalho e dedicação para que tudo saia de acordo com o que foi planejado. É o que promete o produtor cultural e coordenador da festa, Lino Ramos. “Nas duas primeiras edições, recebemos mais de quatro mil pessoas. Além disso, neste ano, uma barraca de comida típica chilena tem participado de outros eventos gastronômicos de BH. Tudo isso faz com que a responsabilidade aumente”, diz Lino, mineiro de Ipatinga e casado com uma chilena. “O brasileiro passou a visitar mais o Chile e se interessar mais por sua cultura, que é tão rica. Por isso queremos preparar tudo com muito carinho”.

Dentre os destaques gastronômicos, os visitantes poderão experimentar as autênticas empanadas – tradicionais do Chile, e não da Argentina, como normalmente se pensa –, sopaipillas e antichucos. Esses dois, só conhecendo para saber! Além, é claro, de uma gama variada de vinhos e do famoso “terremoto”. No palco, atrações musicais típicas dos Andes e outras intervenções artísticas.

Organizado pela Associação Minas-Chile, o evento conta com produção do Projeto BH Cult e com o apoio do Governo do Chile, Casa Rio Verde, Cervejaria Backer, Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), Escola de Teatro Confesso, Umami Comunicação em Gastronomia e Gráfica Impressões de Minas.

Os ingressos para a Festa Chilena são gratuitos, e devem serem retirados pelo Sympla.

SERVIÇO

3º Edição da Festa Chilena em BH
Data: 28 de Setembro
Horário: 10h às 18h
Local: Espaço em frente ao Museu Abílio Barreto
Endereço: Avenida Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim
Ingressos: Gratuitos, retirados na Plataforma Sympla
Informações: (31) 98888-1560

(Foto de Capa: Divulgação)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
2114
Article Categories:
Acontece

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Lima Vieira

Tomara que alimentação na festa, não seja tão caro quanto é no Chile.