# PartiuTG - Está Começando o Diamantina Gourmet - Territórios Gastronômicos

# PartiuTG – Está Começando o Diamantina Gourmet

Foto Eduardo Avelar

Evento de abertura será realizado entre os dias 20 e 22/09 na cidade Patrimônio da Humanidade

Festival Diamantina Gourmet chega à sua 10ª edição

A linda e histórica cidade de Diamantina será, mais uma vez, palco do delicioso e imperdível 10º Diamantina Gourmet – Festival de Gastronomia e Cultura que se estenderá até o mês de novembro.

O evento de abertura será realizado no fim de semana de 20 a 22 de setembro, na Praça do Mercado, gratuitamente, com atrações culturais, cozinhas-show, praça de alimentação e feira de produtos regionais.

Neste ano, a cidade comemora 20 anos de tombamento pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade também são celebrados os 10 anos do Diamantina Gourmet.

Por isso, a rica história de Diamantina é a fonte de inspiração para os chefs na criação de seus pratos exclusivos, que estão sendo desenvolvidos com a consultoria do chef Eduardo Avelar.

Receitas homenageiam os 20 anos de Patrimônio da Humanidade

Receita do Restaurante Deguste: Canelone de ora-pro-nóbis recheado com queijo artesanal de Diamantina e carne de lata ao molho de rapadura com cerveja escura.
(Foto: Wanderson Abreu)
Receita Riqueza da Terra, do Restaurante Apocalipse
(Foto: Wanderson Abreu)

Diamantina é reconhecida por sua história ligada à busca de ouro e diamantes e por ser terra natal de Juscelino Kubitschek (1902-1976) e de Chica da Silva (1732-1796).

Em um passeio pelas ruas, é possível apreciar o casario colonial de inspiração barroca, construções históricas, suas igrejas seculares e a paisagem de tirar o fôlego.

“Estamos trabalhando com dois pilares para a elaboração dos pratos. O primeiro é o uso de ingredientes locais, buscando a identidade regional, como a palma do inferno, o milho verde, queijos, carne de porco, feijão de andu. E o segundo é a homenagem a personagens e edificações históricas da cidade, em função deste ano especial. Estou muito surpreso com a qualidade desse processo e os resultados serão surpreendentes”, coloca Avelar.

Festa de abertura

No evento de abertura e durante o final de semana, acontecerão apresentações de cozinha show com grandes chefs de cozinha, coordenados pelo chef e professor Edson Puiati.

O público poderá experimentar as receitas de cinco restaurantes participantes do evento e, neste primeiro dia, estarão na praça do mercado o Mr Cheff Gastrobar, o Singular, o Tropicália, o Deguste e o SUSHI Barroco, que apresentarão suas receitas para serem harmonizadas com as cervejas artesanais e vinhos da cidade.

Outras atrações gastronômicas para degustação são os queijos artesanais com certificação Diamantina e os ótimos vinhos da região.

Além desses sabores, o público poderá curtir ótimas atrações musicais que a cidade oferece.

O recém chegado chef Jayme Amaral, do Café e Empório São Benedito, se une ao time de bons cozinheiros de Diamantina, antigo Arraial do Tejuco, Patrimônio Cultural da Humanidade e novo pólo gastronômico de Minas.

Diamantina se prepara para ser novo pólo de turismo cultural gastronômico nacional

Flávia Botelho, gestora do projeto, fala sobre o que o público pode esperar: “A Praça do Mercado é o coração de Diamantina. Nesta edição especial, envolvemos os diversos atores da cidade, como os restaurantes, cervejarias, produtores locais, artistas. Queremos que o público viva a cidade na sua participação no evento.”

Outro diferencial é a estrutura do evento: “A participação da Armazém de Stands vem engrandecer o Festival, que este ano conta com um lindo projeto cênico para receber todo o público. É mais uma surpresa que trazemos nesta edição”, afirma Thiago Guimarães, diretor da empresa.

Veja Também: A História do Feijão Tropeiro Segundo um Poeta Mineiro

O objetivo do Diamantina Gourmet é incentivar o desenvolvimento do turismo pela divulgação e promoção da gastronomia, suas riquezas e talentos e impulsionar o município no cenário turístico nacional, além, é claro, de contribuir para o comércio local. 

Como chegar

Para quem não conhece, a charmosa Diamantina localiza-se no Vale do Jequitinhonha, a 285 quilômetros de distância de Belo Horizonte, seguindo pela BR-040 e pegando o entroncamento para Curvelo.

A estrada está ótima e é um agradável passeio, subindo pelas paisagens do Espinhaço.

Organização e Parceiros

A 10ª edição do Diamantina Gourmet conta com o Patrocínio da Gasmig, incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realização do Sebrae, Prefeitura Municipal de Diamantina e Governo de Minas.

A gestão é da Espaço Ampliar, do Instituto Eduardo Freiro e da Armazém de Standes, com apoio da UNA e da EMATER-MG.

Evento de abertura do 10º Diamantina Gourmet – Festival de Gastronomia e Cultura

  • Dia 20 de setembro, sexta-feira dia, de 19h a 01h.
  • Dia 21 sábado, de 15h a 01h.
  • Dia 22 domingo, de 13h às 18h.

Local: Praça do Mercado – Cidade de Diamantina – Minas Gerais

Mais informações: https://www.facebook.com/diamantinagourmet/Festival

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments