Festival celebra tradição tricentenária do Queijo Artesanal do Serro - Territórios Gastronômicos

Festival celebra tradição tricentenária do Queijo Artesanal do Serro

O Festival de Queijo do Serro é um dos mais tradicionais do Território Gastronômico do Espinhaço (MG), e está na 33ª edição.

Por Augusto Albertini

O Festival do Queijo do Serro está chegando à sua 33ª edição, e entre os dias 10 e 13 de outubro, o município do Serro (MG) terá diversas atrações voltadas para esta iguaria que é uma das mais apreciadas da gastronomia mineira.

O festival conta com uma extensa programação, contando com a presença produtores de 11 municípios da região, fabricantes do Queijo Minas Artesanal do Serro. Haverá também festival gastronômico, concurso de queijos, feiras, música, além de cursos e palestras dirigidos aos produtores.

Veja Também: Aprenda a preparar o delicioso Gravetinho de Queijo

O festival já é consagrado pelo público como um dos principais eventos culturais da região. O Queijo Artesanal do Serro possui cerca de 300 anos de tradição. As condições climáticas do local e as técnicas utilizadas em sua produção resultam em um produto singular e de alta qualidade.

De acordo com a Prefeitura Municipal do Serro, o evento é importante não somente para a valorização do produto, mas também para o comércio, os restaurantes e as pousadas da região que ficam bastante movimentados devido à presença dos turistas.

A belíssima vitrine do Trem-ruá – Grife do Queijo do produtor Túlio Madureira no município do Serro-MG – Foto: Eduardo Avelar

Festivais em dose dupla

O Festival do Queijo do Serro não será o único que irá movimentar o município em torno do principal produto gastronômico da região. Entre os dias 11 e 13, o Serro também irá receber o 1º Festival Sabores do Queijo, que contará com  praça de alimentação, shows musicais, workshops, oficinas e muito queijo artesanal.

Confira a programação

Foto Eduardo Avelar

Dias 10 e 11/10 – Feira de Agronegócios, das 7h às 17h, na Fazenda Escola João Pinheiro, (Laticínios da Cooperativa).

Dia 10/10 – Palestra: “A Qualidade do Leite”, com professor da UFVJM, Dr. Cleube Boari, às 18h, no salão do Sindicato dos Produtores Rurais de Serro.

Dia 11/10 – Lançamento do 12º Concurso Municipal de Queijo, às 17h.
Inauguração do Salão do Queijo, às 20h, incluindo homenagens às entidades e pessoas que se destacam na região como Guardiães do Queijo do Serro.

Show musical, na Praça Dr. João Pinheiro, às 23h.

Dia 12/10 – Rua de Lazer, das 08h às 12h, com muita diversão para as crianças, na antiga rodoviária. Iniciativa Planeta Serro – Serranos Pelo Mundo.

Festival Gastronômico “Sabores do Queijo”, às 12h, com apresentações musicais.

Oficina de Gastronomia, às 16h.

Bolerata, às 20:00

Show musical na praça João Pinheiro, às 23:00

Dia 13/10 – Festival Gastronômico “Sabores do Queijo”, às 12h, com apresentações musicais.

Oficina gastronômica às 16h.

Show de encerramento da Festa do Queijo e abertura do 36º Festivale, às 20h, na Praça Dr. João Pinheiro.

Augusto Albertini
Jornalista e Colaborador do Territórios Gastronômicas

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
2913
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments