Saiba como preparar batatas fritas sequinhas e crocantes

Por Chef Joanne Ribas

Ao contrário do que se costuma pensar, a batata não é uma raiz, mas parte do talo que cresce sob a terra, engordando.

O mesmo é válido para a mandioca, o inhame, o cará e a mandioquinha.
Só no Brasil, temos pelo menos cem, de variados tamanhos, desde as pequeninas, especiais para fazer à vinagrete, até as bem grandes, que escolhemos para fazer recheadas.

Não se intimide na hora de comprar e aperte as batatas. Dê preferência por aquelas que estejam bem firmes. A casca deve ser lisa e fina. Não compre as que estiverem manchadas ou com olhos.

Veja Também: Feijão: Como cozinhá-lo corretamente

Batatas que já estão começando a brotar podem dar diarreia e até gastrite, devido à solanina que nelas se desenvolve, tóxica para o ser humano. Se tiverem manchas esverdeadas, sinal que tomaram sol, deixe-as de lado, pois, fatalmente, serão amargas. Quanto mais novas forem as batatas, melhores serão.

Entre comprar batatas lavadas ou com terra, se tiverem a mesma qualidade, fique com as sujas, pois durarão mais. Batatas de polpa branca são as melhores para serem utilizadas em nhoques e purês, pois são mais farinhentas. As de polpa mais amarela são as indicadas para serem assadas. Para fritar, escolha as de casca amarela.

Guarde-as sempre em lugares escuros, frescos e arejados e nunca na geladeira, pois o frio as torna adocicadas. Para calcular a quantidade de batatas a ser usada em determinado prato, leve em conta seu rendimento que varia para cada preparação. Um quilo de batatas rende cerca de 400 g de batata frita.

O mesmo quilo, rende 1,5 kg de purê, 1,1 kg de batata cozida, 750 g de batata assada. De modo geral, calcule duas batatas médias por pessoa. Lave bem as batatas, antes de descascá-las. Se descascá-las algum tempo antes do uso, deixe-as de molho em água fria, pois escurecem, se deixadas ao ar.

O tempo de cozimento das batatas varia em torno de 30 minutos, no fogão convencional e de 7 a 8 minutos, em potência alta, no microondas (para meio quilo).

Podem ser cozidas com ou sem casca. De qualquer forma convém lavar bem, esfregando-as com uma escovinha. Salgue, pois as batatas absorvem bastante sal. Se for cozinhá-las já picadas, tome cuidado para não picá-las muito miúdo, pois os pedaços pequenos se desmancham durante a cocção.

Se for cozinhá-las com casca, fure a casca, coloque as batatas em um saco ou no mesmo dispositivo para cozimento em vapor, ainda úmidas (se for usar a panela de cozimento em vapor, coloque meia xícara de água).

Batata palha

Corte as batatas em rodelas e depois em palitos, do tamanho de palitos de fósforo. Frite em bastante óleo, a cerca de 200ºC, em fogo forte, até ficarem douradas e crocantes.

Batata frita à francesa (grossa)

As batatas fritas em restaurantes são fritas em duas etapas. Uma primeira, que cozinha a batata em óleo um pouco menos quente (180°C) e uma segunda fritura (200°C), que a doura, pouco antes de ser servida. Se quiser fazê-las assim, corte-as grossas, lave-as e frite-as normalmente, retirando-as quando estiverem começando a dourar. Depois de uma hora ou mais, mergulhe-as no óleo a 200ºC e frite por um minuto até estarem crocantes e douradas.

Batata frita em rodela

As batatas devem ser cortadas em rodelas finas. O mais prático é passá-las no ralador (ou no fatiador) de queijo, na lâmina larga. Lave bem, para tirar a goma, seque e frite, meio quilo por vez, em fogo forte (a 200ºC), por aproximadamente dois a três minutos, até ficarem douradas. Sirva quentes.

Batata frita sequinha

Para fazer batatas fritas bem sequinhas, três dicas interessantes: deixe a batata descansar na água gelada com sal pelo menos por meia hora. Seque bem a batata e em seguida coloque uma colher de sopa de álcool e mexa bem. O óleo tem que estar bem quente, muito quente mesmo. Para dar um saborzinho especial (se você gostar) coloque um dente de alho picado no óleo.

Para fritar batata sem que o óleo quente se espalhe pelo fogão ou até provoque queimaduras: é só usar o óleo ainda frio. Coloque o óleo na panela e, em seguida, as batatas, tampe e leve ao fogo para ir fritando. Elas ficam douradas e firmes.

Para obter uma batata super crocante, deixe fritar algum tempo e quando estiverem “semi” fritas e começar a amarelar, retire-a do óleo, deixe escorrer e quando o óleo estiver quente novamente, introduza as batatas até corá-las. Ficam um espetáculo! O segredo todo é deixar o óleo quente novamente.

(Foto de Capa: Pixabay)

Chef Joanne Ribas
Chef idealizadora da Cozinha Original na Serra da Canastra, professora de gastronomia e colunista dos Territórios Gastronômicos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
3 0
Views:
13028
Article Tags:
Article Categories:
Ingredientes e Utensílios

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Ernesto

Eu faço um pouco diferente. Pico as batatas por igual e as coloco em óleo frio e deixo no fogo baixo até cozinharem e ficarem levemente douradas. Depois é só coloca-las numa vasilha e colocar sal à gosto. Ficam crocantes por fora e macias por dentro.