Dicas do TG: Como fazer arroz branco soltinho - Territórios Gastronômicos

Dicas do TG: Como fazer arroz branco soltinho

Não é difícil preparar um arroz soltinho, e nós separamos cinco dicas que podem lhe ajudar.

Por Augusto Albertini

Para preparar o arroz, é necessário seguir alguns passos para separar os grãos. Isto acontece porque este alimento possui excesso de amido e, quando derrete, acaba grudando. Para solucionar este problema, basta fazer uma boa escolha do produto e equilibrar as proporções. Veja algumas técnicas que podem te ajudar:

O tipo de arroz

Grãos quebrados ou que não são longos tendem a desmanchar durante o cozimento, o que interfere no resultado final. Para evitar isto, escolha o arroz agulhinha, do Tipo 1, de cor mais perolada.

Preparando o alimento

Lavar o arroz não necessariamente elimina alguma impureza do alimento, mas pode ajudar a retirar parte do excesso de amidos. Portanto, se você deseja atingir um bom resultado, use esta técnica na hora do preparo.

Proporções

Este talvez seja o ponto mais essencial para que ele não grude. Fique atento às medidas na hora do cozimento: para cada medida de arroz, você precisará do dobro de água.

Temperatura da água

Esquente a água antes de despejá-la no arroz. Se você gosta de refogá-lo, faça isto em uma panela separada enquanto esquenta a água em um outro recipiente.

Se despejar o arroz em água fria, ele ficará em contato com ela por mais tempo, o que contribuirá para que ele solte o amido. Por isso, não a use em momento algum do cozimento.

Terminando o arroz

Deixe o arroz cozinhando com a panela semi aberta e acompanhe o ponto do cozimento fazendo um buraco no meio da panela. Você pode utilizar uma colher ou garfo para fazer este procedimento.

Quando a água finalmente secar, separe os grãos com um garfo. Em seguida, ele já pode ser servido.

Veja Também: Saiba como fazer batatas fritas sequinhas e crocantes

(Foto de capa: Pixabay)

Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
3049
Article Categories:
Ingredientes e Utensílios
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments