Dicas TG – Como cozinhar macarrão do jeito certo

Augusto Albertini

O macarrão não possui uma fórmula exata para ser cozido, mas alguns detalhes podem te ajudar a cozinhar a massa de um jeito mais rápido, e até dar mais sabor ao seu almoço.

Para isto, nós convidamos o Chef Danilo Simões, que é proprietário do restaurante Bordô para ensinar algumas dicas de como preparar o macarrão.

Veja Também: Saiba como preparar batatas fritas sequinhas e crocantes

Proporções

Para a massa atingir um ponto bom, é necessário usar as medidas corretas de água e massa para que ela não grude ou derreta, e para que ela cozinhe de maneira uniforme.

Portanto para cada 100 gramas de massa você deverá usar 1 litro de água.

Não use óleo

Muitas pessoas usam óleo ou azeite para ajudar a deixar o macarrão soltinho, no entanto isso possui um lado negativo. As gorduras deixam a massa escorregadia, e também impedem a aderência do molho o que deixa ela menos saborosa.

Sal para cozinhar

Um detalhe que pode ajudar a massa a ficar mais gostosa é utilizar o sal no momento do cozimento.

No entanto, quando fizer isto, deve-se utilizar o sal no instante em que a água estiver fervendo, pois se colocar enquanto ela ainda estiver fria, irá levar mais tempo para esquentar.

Qual sal utilizar

Para salgar água, o ideal é usar o sal grosso, pois ele é mais fácil de medir. Quando ele entra em contato com a água fervendo, ele espalha melhor o sabor, semelhante ao que ocorre com a água do mar.

Por Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 2
Views:
2586
Article Categories:
Ingredientes e Utensílios
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments