Comida para celebrar o Dia de los Muertos - Territórios Gastronômicos

Comida para celebrar o Dia de los Muertos

Tradição mexicana destaca as comidas para o dia de los muertos

Tradição mexicana destaca as comidas para o dia de los muertos

Dia de Los Muertos

Por Isabel de Andrade

Se no Brasil, o Dia de Finados é marcado por um sentimento de tristeza e introspecção, a data é celebrada no México com alegria e entusiasmo. Isso porque os mexicanos acreditam que vão receber de volta a visita dos parentes queridos que já partiram. E, como manda a tradição, visita tem que ser recebida com muita hospitalidade.

É exatamente por isso que se prepara uma festa com direito a música, decoração e muita comida. Aliás, os mexicanos fazem questão de preparar os pratos que eram os preferidos dos entes finados. O pão dos mortos é uma das iguarias mais aguardadas da época. É um pão doce polvilhado com açúcar e consumido normalmente só nesse período. Também são feitos doces em forma de caveira com o nome do morto que são distribuídos para as crianças.

Pão dos mortos e doces da celebração mexicana

A tradição, que remonta à época dos antigos habitantes da região como os maias, astecas e totonacas, é tão forte no país que foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2003. É uma data para celebrar a presença de quem já não está mais entre nós e a comida tem um enorme simbolismo nessa comemoração, assim como em outras datas marcantes do ano como Natal, Páscoa, Réveillon ou aniversários.

Crédito da foto: Pixabay

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
3815
Article Tags:
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments