Prefira os produtos da estação

A nutricionista Giovana Cezar prepara todo mês a lista com os alimentos da estação.

A nutricionista Giovana Cezar prepara todo mês a lista com os alimentos da estação.

Por Isabel de Andrade*

Três questões devem ser consideradas quando você está no supermercado ou sacolão e vai escolher o que levar para casa: saúde, meio ambiente e economia. Para que não haja dúvidas, a resposta é uma só: dê preferência aos produtos da estação.

Veja Também: Você conhece a fruta do milagre?

A melhor maneira de garantir uma alimentação saudável, que respeite o meio ambiente e não pese no seu orçamento é optar por verduras, frutas e legumes que a natureza prepara sozinha em cada período do ano. E já que novembro chegou, o Portal Menos 1 Lixo preparou com a ajuda da nutricionista Giovana Cezar, a lista dos alimentos da estação.

Confira:

Frutas: abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, coco verde, framboesa, jaca, laranja-pera, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego e tangerina.


Verduras: alho-poró, almeirão, brócolis, cebolinha, endívia, erva-doce, espinafre e folha de uva.


Legumes: abobrinha, aspargos, berinjela, beterraba, cenoura, inhame, maxixe, nabo, pepino, pimentão e tomate.

Veja Também: Mitos e verdades sobre o sal rosa do Himalaia

A nutricionista lembra que os alimentos da época são mais frescos e saborosos, têm menor carga de agrotóxico e respeitam os ciclos naturais, o solo, clima e regionalidade. “Precisamos treinar o nosso olhar de estranhamento pra esse negócio de sempre ter de tudo no mercado. Isso é resultado de um modelo que desconsidera a dinâmica natural do clima, do solo e de todas as variáveis envolvidas no plantio em função do lucro”, orienta Giovana Cezar.

Foto: Reprodução Instagram

*Isabel Andrade é jornalista e colaboradora do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.