Comidas de Fogo - A preservação da gastronomia dos Orixás em discussão - Territórios Gastronômicos

Comidas de Fogo – A preservação da gastronomia dos Orixás em discussão

Acontece este mês em Pernambuco a celebração de um patrimônio estadual, a gastronomia dos Orixás, que será destaque no seminário Onje Iná.

Acontece este mês em Pernambuco a celebração de um patrimônio estadual, a gastronomia dos Orixás, que será destaque no seminário Onje Iná.

Por Isabel de Andrade*

No mês da Consciência Negra, um patrimônio do estado do Pernambuco vai ganhar destaque. A gastronomia tradicional dos Orixás será o tema do seminário Onje Iná: Comidas de Fogo nos dias 21, 22 e 23 de novembro. A ideia é promover a troca e a transmissão dos saberes, fazeres e memória, valorizando o território do terreiro como espaço de preservação. A mestra em gastronomia dos Orixás e cozinheira chefe do Terreiro Axé Talabi, Iyabasé Rosimary Guedes, com a ajuda das Iyabás da casa, vai falar sobre os pratos, mitos, narrativas e celebrações tradicionais em Pernambuco. 

O preparo das receitas vem carregado de fundamentos e particularidades e representa tudo que há de mais vivo e energético na culinária nagô. O uso de ingredientes como o azeite de dendê, a pimenta da costa e o quiabo é indispensável e faz parte da mitologia dos “Orixás da quentura”, principalmente Xangô, que é a divindade do panteão Nagô de maior popularidade entre os pernambucanos e faz parte de uma das religiões afro-brasileiras. “Cozinhar para os Orixás é uma responsabilidade muito grande, pois os orixás são exigentes e gostam de muita fartura”, explica Iyabasé Rosimary.

O seminário será realizado na comunidade de Paratibe, na região metropolitana do Recife. A inscrição é gratuita e pode ser feita até a próxima terça-feira, dia 12 de novembro, pela internet.

Serviço:
Seminário Onje Iná: comidas de Fogo

21 a 23 de novembro de 2019

Terreiro Axé Talabi, Rua Orobó nº 257, Paratibe, Paulista/PE

Inscrições: onjeina.wixsite.com/onjeina

Informações: (81) 3435-4638 e (81) 98791-6321

Fotos: Rennan Peixe – Divulgação (Funcultura PE)

*Isabel Andrade é Jornalista e Colaboradora do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1499
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments