Começa em BH a Semana Internacional do Café - Territórios Gastronômicos

Começa em BH a Semana Internacional do Café

Veja as principais atrações e conheça a programação da Semana Internacional do Café, um dos mais importantes eventos do setor, que acontece na capital mineira.

Veja as principais atrações e conheça a programação da Semana Internacional do Café, um dos mais importantes eventos do setor, que acontece na capital mineira.

Belo Horizonte se transforma na capital mundial do café

Por Isabel de Andrade*

O produtor, mestre de torra e barista Felipe Brazza se prepara para uma grande disputa marcada para hoje. Ele vai participar do Campeonato de Brewers Cup durante a Semana Internacional do Café, que também se inicia nesse 20 de novembro em Belo Horizonte. A competição, segundo ele, começa pela escolha do café e passa pelo método de preparo que melhor ressalte as características sensoriais do café na xícara. Ao todo, 26 pessoas participarão da disputa e o  vencedor vai representar o Brasil em uma competição internacional.

O Felipe cultiva café especial na Serra da Mantiqueira e é sócio fundador do Café das Amoras e do Copo Café em Belo Horizonte. Ele vai levar para a disputa um café da região que, aliás, é uma das mais premiadas do país em concursos. Segundo ele, o microclima diferenciado faz com que o fruto seja mais doce, complexo e tenha uma acidez cítrica. “Os baristas costumam representar suas próprias empresas. Mas, eu vou representar um território em reverência e gratidão ao que aprendi com a Mantiqueira”, se orgulha.

Veja Também: Conheça o Menor Café do Mundo

Mas, a disputa pelo preparo do melhor café não será a única. Haverá também o Campeonato de Cup Tasters, que é a prova de café, e o Campeonato Brasileiro de Barista, com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais.

A Semana Internacional do Café vai reunir, além de baristas, cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, proprietários de cafeterias e apreciadores. Várias atividades serão realizadas com foco em mercado, consumo, conhecimento, inovação, negócios e empreendedorismo. Confira alguns destaques da programação:

Exposição de Produtos e Marcas

A plataforma de negócios para o mercado de cafés possui área de exposições e atrações focadas para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, food service, baristas e consumidores. Em 2018, foram 160 empresas expositoras, que atraíram 20 mil profissionais e interessados, gerando mais de R$ 42 milhões em negócios iniciados no evento.

DNA Café 2019

Simpósio com encontro de atores da cadeia cafeeira nacional e internacional para debater tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial. Os encontros são realizados em formato de mesas redondas, com representantes de diversos setores e mediadores.

Fórum da Cafeicultura Sustentável 2019

Reúne os principais profissionais do setor para debater ações na cafeicultura e os próximos passos para o desenvolvimento sustentável das gerações futuras.

9º Encontro Nacional IWCA Brasil

A Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil realiza encontro anual para debater os principais passos para atuação do grupo. A Aliança é formada por representantes de diversos Estados brasileiros que atuam na agroindústria do café como cafeicultoras, empresárias e baristas.

Cafeteria Modelo

Direcionada ao mercado de food service, a atração conta com capacitação técnica para empreendedores e orientação em planejamento de negócios. Oferece também workshops práticos, com conceituados profissionais brasileiros, sobre o preparo de espressos e drinques, leite com café, degustações e os mais diferentes métodos de preparo da bebida.

Veja Também: Grandpa Joel’s Coffee uma cafeteria especial do Sul de Minas

Torra Experience

Espaço com abordagem de diversos temas sobre torra do café, desde mercado e tendências até curvas e perfis na prática. São cursos e experiências in loco voltados para produtores, mestres de torra, classificadores e baristas, ministrados por profissionais do setor.

Pátio do Produtor

Novidade de 2019, este espaço exclusivo conta com exposição de máquinas e implementos agrícolas, focado no que mais o produtor necessita para ter uma colheita e uma pós-colheita com qualidade, inovação e tecnologia.

Encontro de Produtores do Programa Café+Forte

Encontro promovido pela FAEMG com produtores e técnicos participantes do programa, que realiza a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e custos, melhorando a capacidade de gerenciamento do cafeicultor mineiro.


Reuniões Educampo Café

O encontro reúne técnicos para discutir aspectos relativos à metodologia do Educampo, programa desenvolvido pelo Sebrae. O projeto propõe a capacitação permanente e assistida ao produtor e possibilita a adoção das melhores práticas gerenciais e técnicas, de acordo com a disponibilidade de recursos em sua propriedade.

Sala de Cupping & Negócios

Amostras de cafés nacionais da safra atual são enviadas por produtores de todo o Brasil e, então, provadas por classificadores e compradores nacionais e internacionais para a venda direta pelos produtores.

Coffee of the Year Brasil 2019

Os 10 melhores cafés são provados pelo público e o mais votado é escolhido o melhor café do Brasil desta safra.

A Semana Internacional do Café vai até sexta-feira, dia 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte, de 11h às 20h. A programação completa pode ser consultada no site www.semanainternacionaldocafe.com.br.

Fotos: Divulgação e reprodução Instagram

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nedwyn Lils

A SUA EXPERIÊNCIA COM CAFÉS ESPECIAIS

PODE IR ALÉM DA PAIXÃO!

Veja isso http://bit.ly/2D28VuP