#tbt Territórios Gastronômicos – Chef João Diamante, Jabuticaba em Sabará e Pulero Bar

Por Isabel de Andrade*

Chef João Diamante conhece o queijo do Serro

O chef de cozinha João Diamante fez uma vista ao Serro, em Minas Gerais, na semana passada para conhecer um dos tesouros da região, a produção do queijo artesanal. A convite do Sebrae, fizeram parte da comitiva profissionais da gastronomia, empresários, comerciantes, jornalistas, especialistas e sommeliers. Eles visitaram várias propriedades e viram de perto como é fabricado o queijo de leite cru. O queijo do Serro é considerado um patrimônio imaterial de Minas Gerais e foi reconhecido e certificado com a indicação de procedência do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI.

O chef João Diamante é o idealizador do projeto Diamantes na Cozinha, que oferece um curso de gastronomia semestral gratuito para 25 alunos.

Os estudantes aprendem as diversas etapas envolvendo o cultivo do alimento, antropologia da alimentação humana, boas práticas e segurança alimentar, nutrição, técnicas de cozinha, hospitalidade, panificação, confeitaria, conceitos administrativos e financeiros, gestão de pessoas. A ideia é incentivar o empreendedorismo e oferecer aos jovens a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho. João Diamante é também jurado do programa Cozinheiros em Ação, exibido pelo canal GNT.

O chef de cozinha ficou encantado com o que viu em Minas Gerais. “Pude aprender muito nesses dias, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Ter a chance de ver o esforço e dedicação de cada pequeno produtor para apresentar um queijo de qualidade é extremamente tocante, mesmo com todas as dificuldades e adversidades”, disse.

Fotos: reprodução Instagram

Jabuticaba e derivados: destaques em Sabará

O Festival da Jabuticaba movimentou Sabará no último fim de semana. Foi a 33ª edição do evento, que é um marco para a valorização do fruto, tão abundante na região, e para a valorização dos produtores de derivados. Durante três dias, foi montado um circuito gastronômico e cultural no centro histórico da cidade com venda da fruta fresca, derivados e pratos elaborados por chefs de cozinha.

Fotos: reprodução Instagram

Embriagalo esquenta os tamborins no Pulero Bar

O samba invadiu o Pulero Bar, no Prado, em Belo Horizonte, no último domingo. O bar do Galo foi palco para o sexto ensaio do bloco Embriagalo, que promete fazer bonito no próximo carnaval da capital mineira.

Fotos: reprodução Instagram

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1224
Article Categories:
Acontece