Julia Fortini: Barista mineira vence concurso e vai representar o Brasil no mundial da Austrália - Territórios Gastronômicos

Julia Fortini: Barista mineira vence concurso e vai representar o Brasil no mundial da Austrália

Veja a história de uma família de Campos Altos-Minas Gerais que cultua em seu DNA os sabores dos melhores cafés especiais do planeta e conheça a jovem Julia Fortini Souza, uma nova estrela mineira e brasileira que vai brilhar nos concursos de cafés pelo mundo.

Veja a história de uma família de Campos Altos-Minas Gerais que cultua em seu DNA os sabores dos melhores cafés especiais do planeta e conheça a jovem Julia Fortini Souza, uma nova estrela mineira e brasileira que vai brilhar nos concursos de cafés pelo mundo.

Festival Internacional do Café em BH: Surge uma estrela

Por Eduardo Avelar*

A barista Julia Fortini, campeã brasileira de Brewers ( Preparo de café coado) em 2019

Pela primeira vez na história, Minas Gerais, o maior e melhor estado produtor de cafés especiais, tem um campeão, ou melhor uma campeã nacional de Brewers (preparo de café coado).

Desde criança Julia Fortini tem uma relação íntima com os cafés especiais

Trata-se da jovem Julia Fortini Souza , que vem de uma família de produtores do município de Campos Altos-MG , na região do cerrado mineiro, onde desde criança tem uma relação intima com o ouro negro do Brasil, desde seu cultivo ao seu preparo final e degustação.

Três gerações do Clã dos Souza, Bruno, Julia e Sr. João Sidney ( Seu Zinho)

Uma família de respeito

Profissionais criteriosos, Julia e o pai Bruno Souza avaliando um lote de cafés especiais

Julia Fortini é filha do primeiro Q-Grader brasileiro (Avaliador de cafés especiais), Bruno Souza, certificado no ano de 2007, e grande personalidade brasileira no segmento de cafés especiais, reconhecido mundialmente.

O paizão Bruno Souza e suas duas filhas baristas e Q-graders , Julia e Maria

Na família de Julia, além do pai, Bruno Souza, ela, o marido Ivan Totti e a irmã Maria são Q- Graders, um título muito difícil de se obter no mercado brasileiro e internacional.

Pai e Filha – Bruno Souza e Maria Fortini

Maria hoje é barista no renomado café Back to Black em Amsterdam na Holanda.

Julia e Ivan são também, instrutores certificados SCA, Associação de Cafés Especiais, além de baristas e torradores.

A família, além de cultuar por gerações os cafés na região de Campos Altos-MG, é conhecida no mercado internacional pela sua atuação em cursos e concursos, e também pelos seus empreendimentos em São Paulo-SP, Amsterdam e Utrech na Holanda e Belo Horizonte-MG.

Academia do Café presente em todos os melhores eventos do pais

Na capital mineira a Academia do Café de propriedade da família é a maior e mais antiga referencia em cafés especiais.

Julia Fortini Souza Campeã Nacional de Brewers

Uma das principais atividades da Semana Internacional do Café que aconteceu em Belo Horizonte neste mês de novembro, foi o concurso de Brewers, que foi vencido de maneira brilhante pela jovem mineira da nova geração da família Souza, que se credenciou com o título, a representar o Brasil no concurso mundial, que acontecerá em Melbourne na Austrália em maio de 2020.

Momentos do concurso brasileiro na Semana Internacional do Café – Apresentação da Campeã

Foi a primeira vez na história que um profissional mineiro foi vencedor deste importante concurso.

A campeã Julia Fortini Souza contou nesta disputa realizada em BH com o apoio do profissional sueco Patrick Rolf, proprietário da April Coffee da Dinamarca e atual vice campeão mundial da categoria, que atuou como seu Coach.

Uma curiosidade é que o treinador poderá ser um dos adversários da Julia Fortini no mundial da Australia, quando ela representará o Brasil na disputa.

Fotos: Bruno Souza

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maria Borra as calcinhas

Não sei onde vão esses cafés provados por baristas por que no mercado você troca de café e não encontra um que tenha gosto de café.