Receita de rabada com creme de abóbora: mineiridade em um prato campeão

Conheça a receita vencedora do Concurso Grogotó Gourmet na categoria amador.

Conheça a receita vencedora do Concurso Grogotó Gourmet na categoria amador.

Por Isabel de Andrade*

Rabada, Creme de Abóbora, Crispy de Couve e Tuille de Queijo Canastra Curado foi a receita grande vencedora da Categoria Amadora da 2ª edição do Concurso Grogotó Gourmet em Barbacena, Minas Gerais. Ela foi preparada pela psicóloga e professora universitária na área de gestão, Eliana Torga. A vencedora se inscreveu no concurso incentivada pelo filho, que é estudante de Gastronomia. Ele também participou da disputa, mas na categoria profissional.

A psicóloga e professora universitária, Eliana Torga, foi a criadora da receita campeã ( Foto: Izabela Rodrigues – reprodução: Senac)

O concurso foi dividido em três categorias: Profissional, Amador e Infantil. A exigência era que a receita fosse baseada no tema cozinha mineira, resgatando e valorizando a cultura gastronômica do estado. Participaram do júri na etapa final de seleção um representante da Diretoria Regional do Senac em Minas, um representante das superintendências, um representante dos gerentes regionais do Senac em Minas, dois representantes da imprensa local, dois representantes da sociedade local, um representante do Sindicato do Comércio de Barbacena e um representante do Hotel Escola Senac Grogotó.

Eliana conquistou como prêmio um curso de Cozinheiro do Senac em Minas na unidade de Barbacena, um kit vestimenta cozinheiro e a partir de 2020 vai ter a sua receita incluída no cardápio do Hotel Escola Senac Grogotó, assinada com o seu nome.

Confira a receita vencedora na categoria amador

Receita vencedora do Concurso Grogotó Gourmet na categoria amador ( Foto: Izabela Rodrigues – reproduçao: Senac)

Rabada, Creme de Abóbora, Crispy de Couve & Tuille de Queijo Canastra Curado

Rabada:

1 kg de rabada de boi

8g de sal

170g de cebola

16g de alho

15ml de óleo

45ml de suco de limão

5g de páprica doce

Abóbora:

800g de abóbora moranga

50g de manteiga

5g de sal

8g de alho

90g de cebola

Couve:

300g de couve

1g de sal

200ml de óleo

100g de queijo canastra

Modo de preparo:

Marinar a rabada nos temperos com sal, cebola, alho, limão e páprica doce, por duas horas. Dourar na panela em óleo e temperos e cozinhar em panela de pressão por aproximadamente 20 minutos. Após esse tempo, verificar o cozimento, quando a carne deverá estar soltando facilmente do osso. Verificar o tempero e reservar. Assar a abóbora em forno com a casca, retirar a polpa, amassar e bater em liquidificador com cebola e alho. Derreter a manteiga na panela e colocar o creme. Mexer até dar o ponto de um creme liso. Após ficar pronto, reserve. Lavar e picar a couve chiffonade e fritar em óleo quente. Escorrer em papel toalha para retirar excesso de óleo. Temperar com sal por cima. Após terminar todos os preparos, montar o prato.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
2767
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments