Restaurante de Jamie Oliver fecha as portas - Territórios Gastronômicos

Restaurante de Jamie Oliver fecha as portas

O restaurante Fifteen Cornwall, que era um projeto do chef inglês Jamie Oliver, acaba de fechar as portas na Inglaterra. O estabelecimento tinha a proposta de treinar pessoas que estavam fora do mercado de trabalho.

O restaurante Fifteen Cornwall, que era um projeto do chef inglês Jamie Oliver, acaba de fechar as portas na Inglaterra. O estabelecimento tinha a proposta de treinar pessoas que estavam fora do mercado de trabalho.

Por Isabel de Andrade*

Um restaurante criado pelo chef de cozinha Jamie Oliver, que ficou famoso em todo o mundo por ser um dos precursores de programas de gastronomia, fechou as portas. O Fifteen Cornwall foi inaugurado em 2006 na Inglaterra com a proposta social de contratar apenas pessoas que estavam desempregadas.

Depois de 13 anos, o restaurante criado pelo chef Jamie Oliver para treinar pessoas desempregadas se viu obrigado a encerrar as atividades ( Foto: reprodução Instagram)

O restaurante era administrado por uma instituição de caridade chamada Cornwall Food Foundation. Com o fechamento do Fifteen Cornwall, cerca de 100 pessoas ficaram sem emprego. A entidade informou que lamenta profundamente o fechamento e que busca com parceiros uma forma de continuar apoiando as pessoas que fazem parte do programa de treinamento.

O motivo do fechando do Fiteen Cornwall, de acordo com a fundação, foi a concorrência acirrada. Nos últimos 13 anos, mais de 200 pessoas desempregadas foram treinadas e a maioria foi contratada para trabalhar na cozinha do restaurante.

O chef Jamie Oliver lamentou a notícia sobre o fechamento do restaurante ( Foto: reprodução Instagram)

O próprio Jamie Oliver participava do processo de treinamento. O chef emitiu um comunicado dizendo que está muito triste com a notícia. “As duas organizações sempre funcionaram separadamente de nós, mas a equipe fez um trabalho incrível com o programa de trainees, treinando mais de 200 chefs e alcançando muitos outros ao longo do caminho, portanto, este é um grande golpe. Meus pensamentos estão com todos os afetados”, destacou.

O Fifteen Cornwall foi inaugurado quatro anos depois que o chef fundou seu primeiro restaurante na Inglaterra, o Fifteen London. Outros dois restaurantes Fifteen foram abertos em Amsterdã, na Holanda, e em Melbourne, na Austrália, mas ambos já fecharam.

Este não foi um ano fácil para Jamie Oliver. Por causa de problemas financeiros, 25 restaurantes de três redes administradas pelo chef no Reino Unido fecharam as portas em maio de 2019. Cerca de 1000 pessoas ficaram sem emprego.

Apesar da crise, Jamie Oliver aposta em seus negócios no exterior. Ele planeja abrir 19 novos restaurantes até 2020 na Ásia e Austrália. A ideia é investir em refeições de valor médio, com serviço ao longo de todo o dia, e oferecer cardápios que valorizam a culinária local.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1691
Article Categories:
Bares e Restaurantes
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments