Artistas que são vegetarianos ou veganos - Territórios Gastronômicos

Artistas que são vegetarianos ou veganos

Conheça artistas que são adeptos do vegetarianismo ou do veganismo. Alguns ainda fazem questão de usar sua popularidade para se engajar em causas ambientais que tem como objetivo a proteção dos animais.

Conheça artistas que são adeptos do vegetarianismo ou do veganismo. Alguns ainda fazem questão de usar sua popularidade para se engajar em causas ambientais que tem como objetivo a proteção dos animais.

Por Isabel de Andrade*

A preocupação com o meio ambiente, com a proteção dos animais e com a saúde é o principal motivo que leva muitas pessoas a mudarem os hábitos alimentares e se tornarem vegetarianas ou veganas. De acordo com uma pesquisa do Ibope feita em 2018, cerca de 14% da população do nosso país se declara vegetariana. E os dados apontam para um crescimento dos adeptos nos últimos anos. No Brasil, não há pesquisa sobre o número de veganos.

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, o vegetarianismo é o regime alimentar que exclui todos os tipos de carne. Já o veganismo é um modo de viver que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, seja na alimentação, vestuário ou em outras esferas do consumo.

Vários artistas adotaram esse estilo de alimentação e, muitas vezes, também usam a fama que alcançaram para atuar como ativistas em defesa do meio ambiente e da causa animal.

O ator Joaquin Phoenix é vegano desde criança ( Foto: reprodução Instagram)

O ator Joaquin Phoenix, que está em evidência por causa do sucesso do filme Coringa, é vegano desde criança. Ele tem uma ligação enorme com o ativismo e faz questão de usar a sua popularidade em nome da causa. Tanto que recentemente ele foi eleito Pessoa do Ano pela ONG Peta, que atua em defesa dos direitos dos animais.

O ator Leonardo Di Caprio com a ativista ambiental Greta Thunberg ( Foto: reprodução Instagram)

Outro grande ativista é o ator Leonardo Di Caprio. Em 1998, ele criou a Leonardo Di Caprio Foundation, FDF, uma entidade que tem a missão de proteger os últimos lugares selvagens da Terra e salvar animais ameaçados de extinção. Leo é vegetariano e sócio da Beyond Meat, uma empresa que produz carnes a partir da proteína vegetal.

O músico Paul Maccartney é vegano desde a década de 1970 ( Foto: reprodução Instagram)

O ex-Beatle Paul Maccartney é um dos veganos mais famosos do mundo. E, por incrível que pareça, ele aderiu a esse estilo de alimentação na década de 1970, ou seja, bem antes do assunto começar a ser tão difundido.

Paul Maccartney lançou a ação Segunda-feira sem Carne ( Foto: reprodução Instagram)

Em 2009, o músico lançou a campanha Meat Free Monday que é a Segunda-feira sem Carne. A proposta é convidar as pessoas a trocar uma vez por semana a proteína animal pela proteína vegetal. Em duas turnês pelo Brasil, Paul Maccartney convidou a Sociedade Vegetariana Brasileira para acompanhá-lo, já que a entidade foi responsável por lançar a mesma campanha por aqui.

O ator Brad Pitt adotou o estilo de alimentação vegetariana ( Foto: reprodução Instagram)

O galã de Hollywood, Brad Pitt, também é adepto da alimentação vegetariana e usa sua fama para alertar sobre a indústria da carne.

O ator Rodrigo Santoro excluiu a carne da alimentação ( Foto: reprodução Instagram)

O brasileiro Rodrigo Santoro parou de comer carne e se tornou vegetariano quando começou a namorar a modelo Ellen Jabour, que é vegetariana há mais de 25 anos. Eles se relacionaram entre 2004 e 2008.

Xuxa não come alimentos de origem animal e está sempre engajada em ações de defesa dos animais ( Foto: reprodução Instagram)

A Xuxa é vegana desde 2018. Mas, bem antes disso, já era adepta do estilo de alimentação vegetariana. Desde criança, ela tem dificuldades para comer carne e cortou carne vermelha aos 13 anos. Aos 26, passou a não consumir mais frango. E há dois anos, não ingere nenhum alimento de origem animal.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
3739
Article Categories:
Uncategorized
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments