Chefs que fazem sucesso dentro e fora da cozinha

Eles têm uma trajetória de sucesso na gastronomia e foram muito importantes para alavancar o segmento. Cada um à sua maneira. O Territórios Gastronômicos selecionou alguns chefs de cozinha que são bastante conhecidos e reconhecidos pelo talento e pela atuação à frente de seus restaurantes.

Eles têm uma trajetória de sucesso na gastronomia e foram muito importantes para alavancar o segmento. Cada um à sua maneira. O Territórios Gastronômicos selecionou alguns chefs de cozinha que são bastante conhecidos e reconhecidos pelo talento e pela atuação à frente de seus restaurantes.

Por Isabel de Andrade*

Gastón Acurio

Foto: reprodução Instagram

O chef Gastón Acurio comanda o restaurante Astrid y Gastón, em Lima, no Peru. O estabelecimento foi considerado o melhor da América Latina em 2013 pela revista “Restaurant”. O chef foi o responsável por resgatar a culinária peruana colocando o país na rota dos melhores destinos gastronômicos do mundo. E fez isso se dedicando a um trabalho incansável de promover e resgatar os ingredientes tradicionais que ajudaram a forjar a identidade gastronômica do Peru.

Alex Atala

Foto: reprodução Instagram

Alex Atala tem uma grande contribuição para o reconhecimento da gastronomia brasileira. Em 2018, ele ficou na 7ª posição da Best Chef Awards. A lista indica os 300 melhores chefs ao redor do mundo. Em 2017, ele havia ocupado o 4º lugar. Para a criação desse ranking, os organizadores fazem pesquisas sobre os restaurantes e chefs e ainda contam com análises feitas por diversos profissionais da área da gastronomia. Alex Atala é responsável pelos restaurantes D.O.M., Bio e Café Dalva e Dito, que ficam em São Paulo.

De origem libanesa, o chef tem na sua trajetória a marca de quem busca sempre valorizar a diversidade da cozinha brasileira. Ele criou o Instituto ATÁ, que busca rever a relação do homem com o alimento e tem como foco a valorização do produtor e o fortalecimento de cadeias produtivas. Assim como o chef Gastón Acurio faz no Peru, Atala atua como agente de práticas sustentáveis, mostrando alternativas para os pequenos agricultores e estimula pesquisas na área de alimentos.

Helena Rizzo

Foto: reprodução Instagram

A chef Helena Rizzo comanda o Maní Manioca, em São Paulo. O restaurante foi eleito o 46º melhor do mundo pela revista Restaurant de 2013. Na época, Helena foi reconhecida com o troféu de melhor chef mulher da América Latina. Ela procura oferecer pratos inovadores e criativos com ingredientes simbólicos da cozinha brasileira.

Helena Rizzo nasceu em Porto Alegre e chegou a cursar a faculdade de Arquitetura. Mudou-se para São Paulo, onde fez trabalhos como modelo até que começou a incursão pela gastronomia. Estagiou em cozinhas de grandes restaurantes até que decidiu investir em seu próprio empreendimento.

Alain Ducasse

Foto: reprodução Instagram

O chef francês Alain Ducasse dirige mais de vinte restaurantes espalhados pelo mundo. Três deles receberam três estrelas Michelin, em Mônaco, Paris e Londres. Ele comanda mais de 1.400 funcionários.

Filho de agricultores, Ducasse passou a infância no campo e, muitas vezes, se refere às suas origens. Ele diz que se considera um correspondente entre a natureza e o consumidor. “A natureza fornece a matéria-prima fundamental, o cozinheiro exalta o sabor original de seus produtos”, explica.

Alain Ducasse é um verdadeiro homem de negócios. Ele foi avaliado pela revista Forbes como uma das personalidades mais influentes do mundo da gastronomia.

Paola Carosella

Foto: reprodução Instagram

Paola Carosella ficou bem conhecida do público por fazer parte da equipe de jurados do programa Masterchef Brasil. Paola é argentina e se mudou para o Brasil há cerca de 20 anos. Em São Paulo, ela comanda dois restaurantes. O Arturito, segundo ela, tem uma cozinha simples, feita com os melhores ingredientes disponíveis na cidade. O cardápio é focado na cozinha mediterrânea clássica. E o La Guapa traz um pouco da cozinha argentina para o Brasil. Lá, são servidos empanadas e doces latinos artesanais como o sorvete de doce de leite e o alfajor.

Erick Jacquin

Foto: reprodução Instagram

O chef francês Erick Jacquin, que é colega da Paola no Masterchef, chegou ao Brasil em 1995. Ele veio para comandar o restaurante Le Coq Hardy. O estabelecimento chegou a receber o título de melhor restaurante do Brasil e Jacquin, o de chef do ano. O chef acaba de inaugurar o Restaurante Président, em São Paulo, que recebeu esse nome em homenagem aos presidentes da França, de onde vem a inspiração para a cozinha do chef.

Gordon Ramsay

Foto: reprodução Instagram

O chef Gordon Ramsay ficou famoso e temido por comandar o reality show culinário Hell’s Kitchen. Ele também já atuou em outros programas de televisão como Masterchef e Masterchef Junior. Gordon nasceu na Escócia, mas mudou-se ainda criança para a Inglaterra. Ele já trabalhou com grandes chefs pelo mundo afora. Gordon Ramsay é dono de vários restaurantes no Reino Unido e nos Estados Unidos, que lhe renderam 16 estrelas Michelin.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Duval Emilio

Agora na TV só tem isso, já está enchendo. Esse pessoal do Master Chef é muito arrogante detesto esse Barrigudo do Jacquin.