Chef Rogério Duarte revoluciona a gastronomia de Divinópolis e região - Territórios Gastronômicos

Chef Rogério Duarte revoluciona a gastronomia de Divinópolis e região

Cursos, experiências gastronômicas, canal com dicas de receitas no YouTube, roteiros turísticos gastronômicos … O novo ano promete para o chef Rogério Duarte, que vem provocando uma revolução na gastronomia da região centro-oeste de Minas.

Cursos, experiências gastronômicas, canal com dicas de receitas no YouTube, roteiros turísticos gastronômicos … O novo ano promete para o chef Rogério Duarte, que vem provocando uma revolução na gastronomia da região centro-oeste de Minas.

Por Isabel de Andrade*

O chef Rogério Duarte está cheio de planos para o ano que acaba de começar. O cozinheiro, que mora em Divinópolis, a cerca de 120 quilômetros da capital mineira, planeja cursos, jantares sensoriais, consultorias, receitas nas redes sociais e muitas outras novidades.

Um dos projetos para 2020 é a Experiência Gastronômica. A proposta do chef é reunir pessoas em mesas coletivas para um encontro descontraído regado a um cardápio secreto. Ele vai preparar um menu em quatro tempos com duas entradas, um prato principal e sobremesa. Os convidados só saberão o que será servido na hora do jantar.

Para a Experiência Gastronômica, o chef explica que utiliza ingredientes considerando a sazonalidade e elimina insumos de risco como, por exemplo, o camarão, já que algumas pessoas podem ser alérgicas. A experiência, que já está em sua terceira edição, é um sucesso entre os convidados.

Barriga de porco: uma receita tradicional de Minas preparada pelo chef ( Foto: reprodução Instagram)

Também faz parte dos planos compartilhar receitas com os seguidores por meio do canal que criou no YouTube. A proposta é ensinar pratos que podem ser reproduzidos facilmente. “Quero provocar as pessoas para trazê-las para a cozinha”, explica.

O chef publica no canal do YouTube Chef Rogério Duarte um vídeo por semana ( Foto: reprodução Instagram)

Vários vídeos já foram publicados no canal Chef Rogério Duarte, que estreou no final do ano passado. Lá, o seguidor encontra, por exemplo, receitas de ceviche de abobrinha, salada de quinoa, bacalhau confitado, crème brûllée. A cada semana, uma nova postagem é publicada.

Os cursos culinários também continuam de vento em popa em 2020. O chef reúne grupos e ensina os alunos a preparar um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa. Depois de finalizado o cardápio, os alunos degustam os pratos. Mais do que uma aula, os encontros se transformam em bons momentos de confraternização. Várias turmas passaram pelos cursos no ano passado em Divinópolis, Formiga e Nova Serrana, na região centro-oeste do estado.

Mesa preparada para os alunos do curso de cozinha mediterrânea do chef Rogério Duarte (Foto: reprodução Instagram)

Outro projeto que promete ser um grande sucesso inclui a proposta do turismo vivencial. A ideia do Viagens com o chef Rogério Duarte é proporcionar ao turista a oportunidade de conhecer um roteiro gastronômico e ver de perto a cultura culinária de diferentes regiões do país e, por que não, do mundo?

Da psicologia à gastronomia

A história do chef Rogério Duarte é muito interessante. Desde criança, ele sempre teve intimidade com as panelas. Ele se lembra de preparar o jantar aos nove anos de idade. Sobrava talento para a cozinha. A mãe dele, a Maria Lúcia Duarte, sempre enxergou essa vocação e aconselhava o filho a investir na gastronomia. “A minha relação com a comida é uma coisa mágica”, diz.

Dez anos atrás, o psicólogo nem imaginava que se tornaria um chef de cozinha ( Foto: reprodução Instagram)

Mas, Rogério fez uma curva nesse caminho. Acabou se formando em psicologia e atuou durante 15 anos na área. Mas, há três anos, decidiu se render ao amor pela culinária e há dois, trabalha profissionalmente. Deu tão certo que em janeiro de 2019, ele acabou fechando o consultório para se dedicar exclusivamente à gastronomia. “Nunca imaginei que a minha vida ia dar essa guinada. A vida é dinâmica e surpreendente”, comenta.

Esses dois anos foram intensos e de muito trabalho. A primeira incursão na área foi em um restaurante de uma cervejaria artesanal em Divinópolis. Era para ser apenas um estágio. Mas, depois de dois meses, o chef responsável pela casa se desligou e Rogério encarou o desafio de assumir a função. Fez isso com muita competência e chegou a implantar até um novo cardápio no restaurante.

Mais tarde, foi convidado para desenvolver receitas com arroz e feijão produzidos pela Codil Alimentos, também em Divinópolis. Com ingredientes simples, o chef criou uma salada de feijão vermelho, arroz de ceia cozido no espumante, salada com arroz integral.

Como consultor, deu uma repaginada na Cervejaria Savassi, uma das mais tradicionais da cidade, criada há mais de 30 anos. As mudanças foram feitas no cardápio e na apresentação dos pratos e passaram também pela aquisição de novos vasilhames e treinamento de garçons e profissionais que trabalham no salão.

Já para a Sorveteria Iglu, que abriu também uma cafeteria em Divinópolis, o chef Rogério Duarte desenvolveu bebidas geladas. Segundo ele, todas as receitas têm como ingredientes o café ou cappuccino. O drink tradicional, por exemplo, é feito com sorvete e café.

Ao lado da mãe, Maria Lúcia Duarte, o chef recebe do jornalista Giovani Lima o troféu de Chef do Ano 2019 ( Foto: reprodução Instagram)

O chef é um estudioso incansável. Está sempre em busca de técnicas, produtos e ingredientes que possam agregar valor à sua cozinha. Trabalhar com os produtores locais e trazer a questão afetiva para cada prato que prepara são prioridades. Tanto talento, inovação e dedicação lhe renderam em 2019 dois prêmios como Chef do Ano em Divinópolis e o convite para participar da Casa Cor 2019. A cidade e a região ganham com o trabalho de quem se dedica de corpo e alma à arte da gastronomia.

Serviço

YouTube: Chef Rogério Duarte

Instagram: @chefrogerioduarte

Contato: (37) 99140-7216

Email: chefrogerioduarte@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato Almeida

Rogério é um profissional extremamente dedicado, tudo que se propõe a fazer é com extrema excelência! Mais que merecido o reconhecimento de seu trabalho polo sabor, cultura, e arte que ele levar por onde passa. Merecedor desse sucesso!

Geovane Campos

Parabéns … Merecido prêmio e reconhecimento pra quem sabe de verdade fazer … sucesso ao conterrâneo… muito bom ver e que os demais se espelhem nesse grande profissional

Rodrigo Castro

Putz . Ja afastaram Divinópolis de Belo Horizonte. Ate então distância entre as 2 cidades gira em torno de 110 km. Jâ colocaram 200 km de distância da capital.