Airbnb aponta as cinco cidades mineiras mais procuradas pelos turistas

O Airbnb divulgou o levantamento das cidades mineiras mais procuradas via plataforma online. O dado pode inspirar os profissionais que trabalham no ramo da gastronomia e com produtos típicos de Minas a criar experiências gastronômicas para os visitantes.

O Airbnb divulgou o levantamento das cidades mineiras mais procuradas via plataforma online. O dado pode inspirar os profissionais que trabalham no ramo da gastronomia e com produtos típicos de Minas a criar experiências gastronômicas para os visitantes.

Por Eduardo Avelar e Isabel de Andrade*

Uma pesquisa feita pelo Airbnb apontou quais são os cinco destinos mais procurados em Minas Gerais. Confira o ranking e seus atrativos gastronômicos:

1- Belo Horizonte

Foto: divulgação

A capital mineira tem vocação para o turismo de negócios. Mas, guarda grandes atrativos para os visitantes. Um passeio que deve ser incluído no roteiro é a visita ao Mercado Central, onde se concentra uma grande variedade de cheiros, cores e sabores típicos de Minas Gerais. Nesta pegada gastronômica, as feiras de rua têm se transformado em atrativos à parte como a Aproxima, Feira Fresca, além de várias outras que rolam durante todo o ano em diversos bairros da cidade. O mercado distrital do Cruzeiro também é visita obrigatória para quem aprecia os melhores sabores de Minas. O conjunto arquitetônico da Pampulha, que recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, reserva grande surpresas, destacando-se os restaurantes participantes do Circuito Gastronômico da Pampulha como o tradicional Xapuri, que oferece o melhor da culinária mineira de raiz. E o turista ainda pode dar um pulo a Brumadinho, a cerca de 60 quilômetros, para apreciar as belezas do Instituto Inhotim, o maior centro de artes a céu aberto da América Latina, ou a Nova Lima, principal polo cervejeiro do estado, que faz limite com a zona sul de BH, ou mesmo Sabará, ao lado da zona leste da capital, com seus ricos produtos artesanais à base de jabuticabas, entre outros atrativos gastronômicos. Considerada a capital dos bares, BH oferece excelentes opções de botecos para todos os gostos e bolsos, além dos diversos e famosos festivais que agitam a capital durante todo o ano. Restaurantes de qualidade, de todos os tipos, para quem aprecia as culinárias mineira, brasileira e internacional se proliferam nas diversas regiões da capital, destacando-se os grandes chefs internacionais e os jovens profissionais formados nas ótimas faculdades de gastronomia, que transformaram a capital mineira numa síntese do que há de melhor na gastronomia brasileira.

2- Piumhi

Foto: divulgação

Uma cidade tranquila e acolhedora, Piumhi tem uma localização privilegiada. O município fica perto do Lago de Furnas, um dos grandes atrativos turísticos de Minas Gerais. São apenas 16 quilômetros até Capitólio, a principal cidade às margens do Lago, que fica em uma região com muitas belezas naturais como cachoeiras e cânions, além de oferecer em seus bares e restaurantes pratos elaborados com os peixes de criatórios como o grande atrativo gastronômico local. A 60 quilômetros de Piumhi está São Roque de Minas, o principal acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra, onde fica a nascente do Rio São Francisco. A região também é famosa pela produção do tradicional QMA – Queijo Minas Artesanal. Alguns produtores recebem o turista em suas propriedades, onde mostram o processo de produção do queijo e disponibilizam o produto para a degustação e venda nas diversas cidades vizinhas, que fazem parte da certificação CANASTRA, como São Roque de Minas, Medeiros, Bambuí, Vargem Bonita e Piumhi. Na região, se destacam outros produtos artesanais como doces, quitandas e também os cafés de qualidade. Atração à parte é o Restaurante Cozinha Original, da chef Joanne Ribas, localizado no Barreiro, município de Vargem Bonita, com vista panorâmica privilegiada, bem de frente para a cachoeira Casca Danta, e com sua culinária criativa e saborosa preparada no fogão a lenha.

3- Ouro Preto

Foto: divulgação

Passear por Ouro Preto é testemunhar a história com os próprios olhos. Os casarões centenários já são uma atração e tanto para os visitantes. A cidade, que tem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco, oferece um roteiro diversificado de museus. Entre eles, o Museu da Inconfidência, a Casa dos Inconfidentes e o Museu do Oratório. As igrejas e capelas construídas no século XVIII são um convite ao visitante. A Mina da Passagem proporciona um interessante passeio pela história, sendo um retrato da época da exploração do ouro na antiga Vila Rica. Um grande atrativo é o distrito de São Bartolomeu, famoso pela produção da goiabada, que foi registrada como patrimônio imaterial.

4- Tiradentes

Foto: divulgação

Uma das cidades históricas mais bem preservadas do Brasil, Tiradentes encanta os turistas pelas ruas estreitas com calçamento de pedra, casarões coloniais e igrejas barrocas. O passeio de Maria Fumaça até a cidade vizinha de São João Del Rei é imperdível. A cidade oferece excelentes restaurantes com o que há de melhor na gastronomia mineira e internacional, além de diversas atrações de produções artesanais de doces, queijos artesanais da certificação Vertentes e cachaças. O segmento veio se fortalecendo e se transformando na grande referência da cidade e de todo o seu entorno ao longo dos últimos 20 anos, a partir da criação do Festival de Cultura e Gastronomia, realizado anualmente no mês de agosto.. Destaques para os restaurantes Tragaluz, sob o comando do chef internacional Fred Trindade, e o Restaurante Viradas do Largo, com sua cozinha mineira tradicional, dirigido pela grande chef Beth Beltrão, entre outros bares e estabelecimentos de alto nível que fazem a alegria dos amantes da boa cozinha.

5- Poços de Caldas

Foto: divulgação

Um dos maiores atrativos turísticos de Poços de Caldas, no sul de Minas, são os banhos sulfurosos. Entre as opções de passeio, está a subida de teleférico até o Cristo Redentor. Por lá, é possível se entregar ao turismo de aventura, voando de paraglider. A cidade oferece também várias opções de restaurantes, cantinas e bistrôs. Destaque também para seu mercado municipal onde se encontram produtos que representam a identidade gastronômica regional, entre eles frutas, doces, quitandas e cafés especiais.

Airbnb, uma plataforma de respeito

O levantamento do Airbnb foi feito entre setembro de 2018 e agosto de 2019. A plataforma online é uma das maiores do mundo que oferecem estadias e experiências turísticas em 220 países e regiões. Ela foi criada há 11 anos e disponibiliza mais de sete milhões de anúncios de acomodações, além de 40 mil experiências desenvolvidas por anfitriões locais.

Desde que começou a funcionar, o Airbnb contabiliza mais de 500 milhões de chegadas de hóspedes. A plataforma é acessível em 62 idiomas e representa uma oportunidade de geração de renda para milhões de empreendedores que desejam oferecer hospedagens para os visitantes.

Destaque para a gastronomia

O ranking com o top 5 dos destinos mais procurados em Minas é um importante indicativo que pode ajudar a alavancar toda uma cadeia que é movimentada pelo turismo. E o segmento envolve desde as áreas de comércio e serviços até produção de alimentos e gastronomia.

Aliás, uma pesquisa feita pela Secretaria de Estado do Turismo de MG em 2017 revelou que 24% dos entrevistados disseram que, ao ouvir o nome de Minas Gerais, se lembravam imediatamente dos pratos e quitutes típicos do estado. Isso significa que a culinária mineira é uma das memórias mais marcantes para os turistas. Portanto, restaurantes, mestras dos quintais, doceiras, salgadeiras e tantos outros profissionais que trabalham com os produtos típicos mineiros podem se inspirar nesse dado para elaborar experiências gastronômicas que se conectem aos visitantes. Minas são muitas e tanta diversidade é um prato cheio para o turista.

Leia também: Chef Flávio Trombino se encanta com turismo vivencial no Vale do Jequitinhonha.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
3 1
Views:
3601
Article Categories:
Curiosidades

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eliane

Parabéns pela linda matéria, Isabel e Eduardo! Minas realmente é demais! Além da melhor gastronomia, mais de 60% do patrimônio histórico do país está concentrado no Estado, e o povo mineiro tem bom coração, acolhe seus visitantes com carinho e respeito.