Chefs de todo o Brasil desembarcam neste fim de semana em Conceição do Mato Dentro - Territórios Gastronômicos

Chefs de todo o Brasil desembarcam neste fim de semana em Conceição do Mato Dentro

Começa hoje, 18 de janeiro, e vai até a próxima segunda, 20 de janeiro, o Festival Cultura e Gastronomia de Conceição do Mato Dentro, na região central de Minas. Vários chefs e quitandeiras vão participar do Festival, que faz parte do Projeto Fartura. Confira na reportagem todos os detalhes sobre a programação.

Começa hoje, 18 de janeiro, e vai até a próxima segunda, 20 de janeiro, o Festival Cultura e Gastronomia de Conceição do Mato Dentro, na região central de Minas. Vários chefs e quitandeiras vão participar do Festival, que faz parte do Projeto Fartura. Confira na reportagem todos os detalhes sobre a programação.

Por Isabel de Andrade*

Conceição do Mato Dentro, a 164 quilômetros de Belo Horizonte, recebe neste fim de semana a 2ª edição do Festival Cultura e Gastronomia. A programação inclui a presença de chefs de cozinha de todas as regiões do Brasil, além de aulas, degustações, cozinhas ao vivo, produtos locais e atrações artísticas. O Festival, que faz parte do Projeto Fartura – Comidas do Brasil, será realizado no Largo do Rosário até segunda-feira, dia 20 de janeiro.

As cozinhas de várias regiões vão estar representadas. O churrasco gaúcho ficará por conta do Antônio Costaguta, do projeto El Topador (Porto Alegre, RS). A chef Mari Sciotti, do restaurante Quincho (São Paulo, SP), chega para mostrar o quanto a comida vegetariana pode ser gostosa. Saulo Jennings, da Casa do Saulo (Santarém, PA), vai preparar as receitas tapajônicas. O gostinho do nordeste ficará a cargo do chef João Lima (Fortaleza, CE). Diego Brada, do Conca Cozinha Original (Brasília, DF), vai trazer as texturas e sabores marcantes em sua cozinha.

Os mineiros também são presença garantida no Festival. Entre eles, o Bar do Zezé (Belo Horizonte, MG), Pizza Sur (Belo Horizonte, MG), Maria das Tranças (Belo Horizonte, MG), La Palma (Belo Horizonte, MG) e Omilia Restaurante, do chef Gabriel Trillo (Nova Lima, MG).

Várias atividades fazem parte da programação do Festival Cultura e Gastronomia de Conceição do Mato Dentro ( Foto: Lucas Chagas)

Foi montado um espaço batizado de “Da Origem ao Prato”. No local, o público vai poder acompanhar de perto o preparo dos pratos. Os cozinheiros vão mostrar o passo a passo da receita em uma cozinha ao vivo, compartilhando os segredos de temperos e métodos com a plateia.

Uma das maiores riquezas gastronômicas da cidade, as quitandeiras, vão apresentar os deliciosos pastéis de angu, uma referência de qualidade em todo o país. E as cervejas artesanais são outro destaque dentro do Festival Artesanal.

Tesouro: quitandeira com o pastel de angu, um produto que faz parte da identidade gastronômica da cidade ( Foto: Lucas Chagas)

As atividades também vão se concentrar no Mercado Municipal. Lá, vários chefs vão compartilhar receitas e técnicas com o público, que poderá degustar diferentes pratos.

Foi preparada uma programação cultural com diversas atrações musicais.

Rock, chorinho e forró estarão entre os ritmos que vão dar o tom da festa. As bandas e músicos vão se apresentar no coreto do Largo do Rosário.

O Festival Cultura e Gastronomia de Conceição do Mato Dentro faz parte do projeto Plataforma Fartura – Comidas do Brasil, que já percorreu percorreram mais de 77 mil quilômetros em todo o território nacional mapeando a cadeia produtiva da gastronomia.

A ideia do projeto é valorizar os produtores locais e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia. Mais de 264 cidades foram visitadas e cerca de 600 pessoas, entrevistadas. O conhecimento é transformado em conteúdo e disponibilizado em site e redes sociais, vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados. “As expedições de pesquisa gastronômica em todo o Brasil são parte do trabalho da plataforma Fartura. E nessas viagens chegamos a Conceição do Mato Dentro, uma pequena cidade na região central do estado, com grande potencial turístico e tradições gastronômicas interessantes. Beleza natural, ecoturismo, cachoeiras e os pasteis de angu famosos em todo o país contribuíram para apostarmos neste destino para mais um festival”, explica Rodrigo Ferraz, diretor geral do projeto.

Serviço:

Festival Cultura e Gastronomia Conceição do Mato Dentro

Datas: 18 a 20 de janeiro

Sábado : 17h até 1h, no Largo do Rosário

Domingo: 10 às 22h, no Mercado Municipal e no Largo do Rosário

Segunda: 9h às 18h, no Mercado Municipal

Entrada de graça

Site: www.farturabrasil.com.br

Instagram: @farturabrasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments