Chef Thiago Castanho estreia programa Sabores da Floresta - Territórios Gastronômicos

Chef Thiago Castanho estreia programa Sabores da Floresta

Acaba de estrear no Canal Futura o programa Sabores da Floresta. O chef Thiago Castanho, que também comanda o programa Cozinheiros em Ação, no Canal GNT, apresenta os ingredientes típicos usados na culinária da região norte do Brasil, prepara pratos regionais e mostra os encantos da floresta amazônica.

Acaba de estrear no Canal Futura o programa Sabores da Floresta. O chef Thiago Castanho, que também comanda o programa Cozinheiros em Ação, no Canal GNT, apresenta os ingredientes típicos usados na culinária da região norte do Brasil, prepara pratos regionais e mostra os encantos da floresta amazônica.

Por Isabel de Andrade*

Cupuaçu, açaí, tucupi, acari, tucumã … os ingredientes da floresta amazônica são os astros do programa Sabores da Floresta. Quem mergulha nesse universo é o chef Thiago Castanho. O programa estreou na última sexta-feira, dia 24 de janeiro, no Canal Futura.

Chef Thiago Castanho explora os ingredientes da floresta amazônica ( Foto: reprodução Instagram)

No primeiro episódio, Thiago mostrou os usos de um ingrediente que não pode faltar na cozinha paraense, a farinha. Ele esteve em Bragança, no interior do Pará, onde se fabrica a melhor farinha do estado, segundo ele.

Thiago fez uma visita a produtores da região para mostrar os segredos da farinha lavada. E esteve também em uma propriedade onde a farinha d’água é produzida de forma artesanal.

O chef mostrou duas receitas regionais. A primeira foi a galinha caipira com pirão de farinha d’água. E ele recebeu em sua cozinha a chef e pesquisadora da gastronomia brasileira, Mara Salles. Juntos, eles prepararam um filhote assado na brasa e cuscuz de farinha d’água.

Chefs Mara Salles e Thiago Castanho preparam prato regional no primeiro programa Sabores da Floresta ( Foto: reprodução Instagram)

O chef paraense pesquisa há 15 anos os sabores da floresta. Nos 13 episódios da primeira temporada, Thiago vai mostrar a origem e as tradições de ingredientes regionais, além do trabalho de pequenos produtores da região Amazônica. Ele também vai visitar feiras, mercados, além de mostrar os encantos dos rios e da floresta, uma das maiores riquezas da região Norte do país.

Thiago Castanho explora os métodos e tradições de pequenos produtores, apresenta as habituais versões de pratos das localidades que visita e cozinha receitas tradicionais com os moradores locais. Ao final de cada episódio, na casa da família Castanho, em Belém do Pará, o chef recebe um convidado para juntos cozinharem um prato com o ingrediente do dia.

Programa Sabores da Floresta valoriza os ingredientes e produtores do norte do país ( Foto: reprodução Instagram)

Entre os convidados estão o irmão de Thiago, também chef, Felipe Castanho, e o pai da família, ‘seu Chicão’, nos episódios do Tucupi e Acari, respectivamente. Toda a família é envolvida com a gastronomia. Tudo começou quando o patriarca decidiu transformar a sala de sua casa em um pequeno restaurante para sustentar a família. O Remanso do Bosque, dos irmãos Thiago e Felipe Castanho, foi o primeiro restaurante brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo a entrar na lista dos 50 melhores da América Latina.

Serviço:

Sabores da Floresta é exibido às sextas, às 21h, no Canal Futura.

O programa também fica disponível no Futura Play.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 1
Views:
3680
Article Categories:
Chefs e Mestres
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments