Crème Brûllé: aprenda a fazer esse clássico francês - Territórios Gastronômicos

Crème Brûllé: aprenda a fazer esse clássico francês

Aprenda a preparar uma das sobremesas francesas mais clássicas. O créme brûlée é feito com poucos ingredientes e é uma receita super sofisticada.

Aprenda a preparar uma das sobremesas francesas mais clássicas. O créme brûlée é feito com poucos ingredientes e é uma receita super sofisticada.

Por Isabel de Andrade*

Hoje, você vai aprender com o chef Rogério Duarte a preparar uma das sobremesas francesas mais conhecidas, o crème brûllé. A receita é clássica e demanda poucos ingredientes como ovos, creme de leite, açúcar e baunilha. É uma sobremesa muito sofisticada e famosa, principalmente, pela casquinha de caramelo.

O crème brûlée se popularizou ainda mais pelo mundo depois do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulin”, em 2002. A personagem principal descobre como as coisas simples da vida podem ser um passaporte para a felicidade. Entre elas, está o ato de quebrar a cobertura da sobremesa com uma colher. Vamos lá, aprender a fazer esse clássico?

( Foto: reprodução Instagram)

Ingredientes

1 litro de creme de leite fresco

1 fava de baunilha aberta e raspada

170g de açúcar refinado

160g de gemas batidas

150g de açúcar demerara

A baunilha é um dos ingredientes do crème brûllé ( Foto: reprodução YouTube)

Modo de preparo

Aqueça o creme de leite, a fava e as sementes, 120g de açúcar até que a mistura inicie fervura. Desligue o fogo e tampe, deixando em infusão por ao menos 10 minutos.

Passe a gema dos ovos por uma peneira fina. Essa é uma dica importante para tirar o gosto forte de ovo.

Misture o restante do açúcar e faça a temperagem. O processo consiste em incorporar o creme de leite aos poucos às gemas e sempre mexendo. Isso deve ser feito para evitar que a gema cozinhe e creme fique granulando. Assim, você vai garantir cremosidade.

Dica do chef: acrescente o creme às gemas aos poucos e vá mexendo ( Foto: reprodução YouTube)

Encha os ramequins com o creme até 3/4 . Coloque-os em uma assadeira e despeje em volta água fervendo suficiente para ficar até metade dos ramequins. Coloque no forno a 150 graus por aproximadamente 1 hora até obter uma consistência gelatinosa. Remova os ramequins do banho-maria e seque-os. Coloque-os na geladeira e deixe esfriar por completo.

Finalização

No momento de servir, coloque uma fina camada de açúcar uniformemente sobre a superfície do creme e caramelize com um maçarico sem queimar. Repita a operação para criar uma camada mais crocante. Sirva em Seguida.

Serviço:

Instagram: @chefrogerioduarte

YouTube: Chef Rogério Duarte

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
3 0
Views:
3311
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments