#Partiu TG: Burguer Festival, Dia de chef, Coleta de cogumelos, Fornada surpresa e muito mais - Territórios Gastronômicos

#Partiu TG: Burguer Festival, Dia de chef, Coleta de cogumelos, Fornada surpresa e muito mais

A agenda desta semana do Territórios Gastronômicos está cheia de opções que vão desde experiências turísticas gastronômicas até programação de pré-carnaval e oficinas de graça. Confira.

A agenda desta semana do Territórios Gastronômicos está cheia de opções que vão desde experiências turísticas gastronômicas até programação de pré-carnaval e oficinas de graça. Confira.

Por Isabel de Andrade*

Um dia de chef: do Mercado Central à cozinha do Alma Chef

Que tal conhecer a rotina de um chef de cozinha e todo o processo de criação de um prato? É o que propõe o chef Caio Soter, do restaurante Alma Chef, em Belo Horizonte. Neste sábado, dia 1º de fevereiro, ele vai conduzir os alunos de uma aula show a uma experiência diferente que vai começar no Mercado Central da capital mineira e terminar na cozinha do Alma Chef. A aula terá início às 7h no Comercial Sabiá, amado pelos cozinheiros, sobretudo pela famosa broa de milho e queijo. O chef apresentará aos alunos as principais bancas, onde escolherão juntos os ingredientes do menu. Em seguida, o grupo parte para a cozinha do Alma para preparar o prato junto com o chef. Não é necessário ter experiência ou habilidades específicas para participar do curso.

Foto: reprodução Instagram

Serviço:

Data: 1º de fevereiro

Horário: 7h às 12h

Informações: http://almachef.com.br/cursos/

Experiência gastronômica com coleta de cogumelos silvestres

O Food Safari prepara mais uma experiência turística gastronômica. Será uma aventura guiada pelo professor e pesquisador Marcelo Sulzbacher nos arredores do Parador Hampel, hotel que fica na cidade de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Com o auxílio do pesquisador, o grupo vai conhecer e coletar cogumelos silvestres. Em seguida, os cogumelos serão preparados com carnes e legumes no “A Ferro e Fogo”, que é um projeto criado pelo chef Marcos Livi para exaltar a gastronomia do fogo.

Foto: reprodução Instagram

Serviço:

Data: 16 a 19 de maio de 2020

Informações: brasilfoodsafaris.com/

Instagram: @foodsafaris

Fornada Surpresa: faça uma receita com a chef Mariana Correa

A chef Mariana Correa, proprietária do La Parisserie, em Belo Horizonte, prepara uma novidade para os seguidores. É a Fornada Surpresa. Ela vai usar a confeitaria para trazer à tona as memórias afetivas que temos da infância por meio de uma forma lúdica, simplificada e divertida. A proposta é fazer uma receita ao vivo. A chef vai disponibilizar com antecedência a lista de ingredientes e utensílios que serão utilizados, mas vai manter segredo sobre a receita. Isso só será revelado ao vivo. Será feita uma Fornada Surpresa por mês aos fins de semana. Mariana Correa vai cozinhar junto com os seguidores, explicando o passo a passo. Quem tiver dúvidas, pode perguntar que a chef vai responder. É uma forma de compartilhar e trocar conhecimento. A estreia será neste domingo, 2 de fevereiro, às 17h. A lista com ingredientes e utensílios está nos Destaques do perfil da chef. Vá lá e confira.

Veja Também: Açúcar Acompanhe as colunas da Chef Mariana Correa no TG

Foto: reprodução Instagram

Serviço:

Fornada Surpresa

Data: 02 de fevereiro

Horário: 17h

Lista com ingredientes e utensílios nos Destaques do Instagram: @chefmarianacorrea

Oficinas gratuitas de hambúrguer artesanal no Expominas

Começou o 1º Burguer Festival BH, no Expominas, em Belo Horizonte. A programação vai de 30/01 a 02/02 e 06/02 a 09/02. São mais de 20 hamburguerias servindo diferentes tipos de receitas, além de uma ampla programação voltada para crianças e adultos. Durante o festival, chefs do Senac vão ensinar de graça a preparar carnes e montar sanduíches. As inscrições são feitas uma hora antes da atividade, no estande do Senac.

Foto: reprodução Instagram

Serviço:

Oficinas gratuitas de hambúrguer artesanal do Senac

Local: Expominas, na programação do 1º Burguer Festival BH

Dias 31/01 e 07/02 – 19h

Dias 1º, 2, 8 e 9/02 – 15h e 19h

Inscrições: uma hora antes da oficina, no estande do Senac

Informações: 0800 724 44 40

Saiba mais sobre o 1º Burguer Festival BH:

Mágica solidária no Pulero Bar

Hoje, dia 31 de janeiro, tem show do mágico Wal no Pulero Bar. A atração faz parte de uma programação beneficente preparada pelo estabelecimento para ajudar uma instituição de caridade. A arrecadação de recursos virá por meio da venda de rifas de uma camisa do Atlético autografada por grandes ídolos do clube.

Foto: reprodução Instagram

Serviço:

Data: 31 de janeiro

Horário: 20h

Local: Avenida Francisco Sá, 76, bairro Prado, Belo Horizonte

Reservas e informações: (31) 98532-6106

Festival de Verão do Univeggan

Uma grande variedade de produtos, cachaça, cerveja artesanal, marcas independentes e muita música. Neste domingo, 2 de fevereiro, vai rolar o Festival de Verão Univeggan na Pampulha, em Belo Horizonte. A programação começa às 10h e vai até 18h30.

Foto: reprodução Instagram

Serviço:

Data: 2 de fevereiro

Horário: 10h às 18h30

Local: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 15.190, Pampulha, BH

Instagram: @univeggan

Chef Eloi Moreira prepara pré-carnaval

Neste sábado, dia 1º de fevereiro, tem pré-carnaval da Coxinha da Realeza, no bistrô do chef Eloi Moreira, na capital mineira. Vai ter muita música, animação e as famosas coxinhas que são a marca registrada do chef. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.

Foto: Josefhouse

Serviço:

Data: 1º de fevereiro

Horário: de 14h às 20h

Local: Rua Marquês de Paranaguá, 85, bairro Santo Antônio, Belo Horizonte

Ingressos: www.sympla.com.br/1-pre-carnaval-com-a-coxinha-da-realeza__774547

Instagram: @coxinhadarealeza

Aprenda a preparar drinks e comidinhas saudáveis para encarar a maratona de blocos no carnaval

O carnaval vem aí e a Una elaborou uma programação especial de oficinas. Serão geladinhos e drinks para quem vai encarar a maratona dos blocos de rua. E vai ter também receitas leves para quem pretende recuperar a energia depois da folia. As oficinas são de graça, mas as turmas são limitadas. As inscrições já começaram e podem ser feitas no site da universidade. Confira a programação.

Drinks para folia

A equipe de instrutores do Centro de Apoio ao Profissional Bartender vai ensinar a preparar o típico geladinho, drinks de alto volume, drink sem álcool e detox energizante.

Data: 01/02 e 13/02

Horário: 10h às 12h

Local: Cidade Universitária Una: João Pinheiro II, Sala 203 – 20 vagas

Avenida João Pinheiro, 580, Lourdes, Belo Horizonte

Drinks populares de carnaval

Drinks com bebidas típicas carnavalescas como a catuaba, o famoso xeque mate e uma versão sem álcool surpresa para aqueles que não apreciam bebidas alcóolicas.

Data: 08/02

Horário: 10h às 12h

Local: Cidade Universitária Una João Pinheiro II – Sala 203 – 20 vagas

Avenida João Pinheiro, 580, Lourdes, Belo Horizonte

Receitas para cair na folia

Preparação de uma alimentação completa leve e nutritiva, ideal para poder cair na folia. A chef Michelle Pires vai ensinar a fazer guacamole refrescante, rolinho vietnamita e suco especial energizante.

Data: 08/02

Horário: 9h30 às 12h

Local: Cidade Universitária Una João Pinheiro II – Sala 202 – Classificação livre – 20 vagas

Avenida João Pinheiro, 580, Lourdes, Belo Horizonte

Lanches Sabor de Verão

Preparação de homus de cenoura com crudites, sanduíche leve e nutritivo tropical. E para acompanhar, um suco detox turbinado.

Data: 01/02

Horário: 9h30 às 12h

Local: Cidade Universitária Una João Pinheiro II – Sala 202 – Classificação Livre – 20 vagas

Avenida João Pinheiro, 580, Lourdes, Belo Horizonte

Serviço:

Inscrições: www.una.br/oficinas-de-carnaval/

# Oportunidade de Emprego

Vaga para gerência no restaurante Roça Grande

Foto: reprodução Instagram

O restaurante Roça Grande, da chef Mariana Gontijo, está com vaga aberta para profissionais que atuam na gerência. É desejável que o candidato tenha habilitação na categoria B. Muito consciente da importância da valorização das práticas sustentáveis na gastronomia, a proprietária procura profissionais que acreditem no potencial do alimento como meio de transformação social e topem seguir abrindo picada nas estradas desafiadoras rumo a uma alimentação boa, limpa, justa e democrática.

Serviço:

Os currículos devem ser encaminhados para o email orocagrande@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Yojana Menéndez Rodrigue

Olá territorios gastronomicos, tudo bem?? obrigado demais pelas dicas, e aproveitando…Quer aprender a fazer Hamburguer de verdade? Ou uma hamburgueria do zero, sem sair de casa?
Comece hoje mesmo a fazer o melhor hamburguer da sua cidade, e fatura mais que seus concorrentes!

Acesse aqui e comece a lucrar da sua casa: http://bit.ly/Comomontarumahamburgueria