Bolinho de banana vai muito bem na lancheira da escola - Territórios Gastronômicos

Bolinho de banana vai muito bem na lancheira da escola

Aprenda a fazer um bolinho de banana. A receita é saudável e nutritiva, ideal para o lanche das crianças na escola.

Bolinho de Banana vai bem na lancheira da escola

Aprenda a fazer um bolinho de banana. A receita é saudável e nutritiva, ideal para o lanche das crianças na escola.

Bolinho de Banana vai bem na lancheira da escola
Bolinho de Banana é uma ótima opção para a lancheira da escola

*por Luciana Hübner

Fevereiro chegou trazendo o início do ano letivo na maior parte do Brasil. Para muitos pais, a volta às aulas é um período de readaptação à rotina. E isso pode trazer uma preocupação com a saúde dos filhos. Afinal, quais alimentos as crianças devem levar para a escola?

De acordo com o pediatra Leonardo Loureiro, a lancheira ideal deve conter uma fruta, água ou suco natural e biscoitos sem recheio. “O suco natural deve ser preparado pouco antes de a criança ir para a escola, para não ficar muito tempo sem refrigeração”, ressalta ele. O especialista afirma ainda que sanduíches naturais também são uma boa opção e devem ser armazenados, preferencialmente, em lancheiras térmicas. “É uma boa oportunidade para inserir um legume, como a cenoura ralada, por exemplo”, explica. Além disso, é recomendado oferecer à criança alimentos que possam ser ingeridos com as mãos, sem precisar de utensílios. “A fruta deve ser picada, o bolo fatiado”, destaca.

O pediatra Leonardo Loureiro destaca que a lancheira ideal deve
conter alimentos preparados em casa

Loureiro destaca ainda que é importante evitar alimentos processados, que vêm em caixinhas e laticínios, porque geralmente contêm alto teor de sódio e açúcar, que são nocivos à saúde. “Algumas escolas fazem um acordo com os pais para que esse tipo de alimento seja permitido apenas uma vez por semana ou quinzenalmente. Mas o que não deve é ser rotina para a criança. O bom é mesmo é que lancheira seja o mais caseira possível”, alerta ele.

O pediatra alerta ainda para a importância de informar a escola caso a criança seja diabética ou tenha alguma alergia alimentar. “As crianças têm o hábito de trocar o lanche com os coleguinhas e, se a escola estiver ciente, pode atuar em parceria com os pais, identificando um quadro agudo e a hora de pedir ajuda profissional”, afirma.

A chef Karen Figueiredo, que se dedica à gastronomia saudável em Belo Horizonte, tem uma receita de bolinho de banana em duas versões: com açúcar de coco, que tem baixo índice glicêmico e também com adoçante, ideal para quem é diabético ou tem alguma restrição ao açúcar. O preparo é simples e pode ser uma boa opção para levar a criançada para a cozinha!


Chef Karen Figueiredo ensina receita de Bolinho de Banana também para diabéticos

@karenfigueiredosaudaveis

Bolinho de Banana vai bem na lancheira da escola

Bolinho de Banana

Ingredientes:
3 ovos
4 colheres de sopa de óleo de coco
1 xícara de Eritritol (para o caso de diabéticos) ou açúcar de coco
2 bananas caturras maduras (aproximadamente 100g cada)
2 bananas caturras cortadas em rodelas
1 xícara de farinha de amêndoa
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de psyllium* (opcional)
Modo de fazer: Bata no liquidificador os ovos, o óleo de coco, o Eritritol (ou açúcar de coco) e as duas bananas maduras. Numa vasilha, coloque a farinha de amêndoa, o psyllium e o fermento. Coloque o conteúdo do liquidificador e misture. Distribua em forminhas de cupcake e coloque as bananas cortadas em rodelas em cima de cada bolinho. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos.

*Psyllium é uma fibra encontrada na casca de sementes de uma planta chamada Plantago ovata e que tem uma alta absorção de água. Ajuda a dar estrutura e maciez ao bolo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
4 0
Views:
4428
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments