Café: Barista Mineira se prepara para representar o Brasil em campeonato mundial da Austrália - Territórios Gastronômicos

Café: Barista Mineira se prepara para representar o Brasil em campeonato mundial da Austrália

Em maio, será escolhido o melhor profissional no preparo de cafés filtrados em uma competição internacional na Austrália. A candidata que vai representar o Brasil na disputa é a mineira Júlia Fortini.

Em maio, será escolhido o melhor profissional no preparo de cafés filtrados em uma competição internacional na Austrália. A candidata que vai representar o Brasil na disputa é a mineira Júlia Fortini.

Por Isabel de Andrade*

A mineira Júlia Fortini enfrenta uma verdadeira maratona para fazer bonito no Campeonato Mundial de preparo de cafés filtrados em Melbourne, na Austrália. Ela foi selecionada para representar o Brasil depois de vencer o campeonato nacional.

Participaram da seletiva do Campeonato Brasileiro de Brewers outros 25 candidatos. Durante a competição, Júlia Fortini usou um café torrado por ela mesma.

Veja Também: Curso de Barista em BH

A avaliação dos candidatos leva vários critérios em consideração. Os jurados observam o sabor, a forma de apresentação do café, o método, o grão escolhido, o jeito de fazer e até as condições de limpeza da estação de trabalho durante o processo. Além de conquistar os juízes sensoriais, cada momento do preparo é pontuado por um juiz técnico que acompanha todo o processo de perto.

A mineira Júlia Fortini vai representar o Brasil em campeonato internacional de preparo de cafés filtrados (Foto: Divulgação)

Para vencer a disputa no Brasil, Júlia se dedicou a um treinamento que durou cinco meses. Ela contou com uma equipe formada por um treinador especialista e auxiliares. “É uma competição muito séria”, comenta.

Agora, a mineira já se prepara para enfrentar a competição internacional. O campeonato vai fazer parte da feira Melbourne Internacional Coffee Expo, marcada para maio na Austrália. “Agora, será a hora de disputar com os melhores do mundo”, diz ela.

Júlia Fortini é uma das sócias da Academia do Café, em Belo Horizonte, que se tornou uma referência em todo o país ao trabalhar com produtos selecionados, oferecer cursos e desenvolver iniciativas que contribuem para a valorização da cultura cafeeira. Ela também já trabalhou em cafés nos Estados Unidos e Espanha e também está envolvida com a exportação de cafés brasileiros especiais para a América do Norte.

Veja Também: Aprenda fazer um delicioso Risoto de Café

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
4 0
Views:
1344
Article Categories:
Chefs e Mestres
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments