Xixo de legumes: gaúcho ensina a preparar acompanhamento para churrasco - Territórios Gastronômicos

Xixo de legumes: gaúcho ensina a preparar acompanhamento para churrasco

O gaúcho Elton Menchick, que é um especialista em churrasco, vai ensinar a preparar o xixo de legumes. Ele criou uma versão feita só com legumes, que é perfeita para acompanhar as carnes.

O gaúcho Elton Menchick, que é um especialista em churrasco, vai ensinar a preparar o xixo de legumes. Ele criou uma versão feita só com legumes, que é perfeita para acompanhar as carnes.

Por Elton Menchick e Isabel de Andrade*

Elton Menchick faz questão de preservar o jeito de preparar o churrasco gaúcho ( Foto: reprodução Instagram)

Popular na região sul do Brasil, o xixo é um espetinho misto de carnes de boi, frango e porco com cebola e pimentões das três cores. Assim como a bombacha, o xixo é mais uma herança da cultura árabe para os gaúchos. O Shish-Kebab é o mesmo espetinho presente na culinária do Oriente Médio e muito popular na Turquia. Acredita-se que o xixo tenha ganhado fama no sul em festas de igrejas, como uma maneira de alimentar de forma prática e rápida aqueles que trabalhavam nesses eventos.

Hoje em dia, o xixo é amplamente consumido no sul do país e tornou-se um prato típico da culinária sulista no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Nessa versão feita apenas com legumes, Elton Menchick adaptou o prato para apresentar como um acompanhamento para o churrasco. Colorido, leve, versátil e saboroso, o Xixo de legumes vai bem com qualquer tipo de carne assada e será servido junto com a Costela no fogo de chão na sétima edição do festival Burn Experience, marcada para o dia 18 de abril de 2020, em Belo Horizonte.

Ingredientes

Foto: Elton Menchick

2 Cebolas médias, aproxidamente 500 g

150 g de quiabo

1 pimentão amarelo grande, aproximadamente 260 g

1 abobrinha grande, aproximadamente 500 g

1 pimentão vermelho grande, aproximadamente 260 g

1 pimentão verde grande, aproximadamente 260 g

150 ml de azeite de oliva

30 g de chimichurri desidratado

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Foto: Elton Menchick

Descasque e corte as cebolas ao meio e depois corte as metades em cubos de quatro pedaços. Corte os pimentões em cubos do mesmo tamanho que os cubos de cebola. Tire as pontas dos quiabos e corte do mesmo tamanho que os outros legumes. Corte a abobrinha ao meio e depois corte-a em cubos de tamanho aproximado ao dos demais ingredientes.

É hora de montar os espetos. Dos cubos de cebola, retire duas ou três lâminas repartindo-o ao meio e coloque no espeto. Em seguida, um pedaço de quiabo, pimentão amarelo, abobrinha, pimentão vermelho, mais um pedaço de cebola e, por fim, o pimentão verde. Repita a sequência até preencher o espeto.

Com os espetinhos montados, pincele azeite de oliva pelos legumes. Polvilhe um pouco de chimichurri desidratado e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Leve-os para assar em braseiro médio até que fiquem levemente tostados em todos os lados.

Rende aproximadamente 10 espetos e muitos elogios!

Leia também: Raízes e tradição do churrasco gaúcho são preservadas em terras mineiras

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
3 0
Views:
4926
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments