Apicultor investe parte da produção na fabricação artesanal de pães de mel - Territórios Gastronômicos

Apicultor investe parte da produção na fabricação artesanal de pães de mel

Mel produzido no sítio da família é o ingrediente principal dos pães de mel artesanais

Mel produzido no sítio da família é o ingrediente principal dos pães de mel artesanais

por Luciana Hübner*

Exclusividade. Essa é a principal marca do pão de mel produzido pelo paulista Marcus Ota. Filho de imigrantes japoneses, Marcus nasceu e passou a infância no litoral paulista. A família era de comerciantes. Eles tiveram peixaria, bar e até mercadinho. “Lembro que eu, ainda pequeno, me pendurava no freezer da loja do meu pai para servir sorvete”, conta.
Depois de se formar em engenharia química, Marcus foi com alguns irmãos viver no Japão. Lá, passou quase 10 anos. “Acabei me distanciando da profissão e me aproximando da cozinha. Tive pastelaria e fazia drinks perto de Nagoya, relembra.

Marcus Ota investe na produção artesanal de pães de mel (foto: Gláucia Renate)

Quando voltou ao Brasil, comprou um sítio em Entre-Rios de Minas, na região central do Estado. É de lá que sai o mel para a produção dos doces. “Quando comprei o sítio, decidi investir em algumas colmeias. A produção não é tão grande, mas fiz uma parceria com o vizinho para comercializar o mel. Aí, com tanto mel, vi que dava para fazer outras coisas com ele”, conta.

Pão de Mel leva ingrediente exclusivo (foto: Gláucia Renate)

Algumas vezes por semana, a cozinha da casa onde mora se transforma. O pão de mel é resultado da adaptação de uma receita de família. “Minha irmã fazia pães de mel, mas fui alterando uma coisa aqui, outra ali, até chegar à receita que faço hoje”, conta. Primeiro, um chá de especiarias e mel é incorporado à massa. “Para que asse tudo mais uniforme, peso os ingredientes e a quantidade que vai ser colocada em cada forminha”, detalha.

Massa de pão de mel recebe chá de especiarias (foto: Gláucia Renate)
Pães de Mel são glaçados com chocolates meio amargo e blend (foto: Gláucia Renate)

Depois de assados, os pães são recheados com uma fina camada de doce de leite e depois glaçados, um por um, com uma mistura de chocolates meio amargo e blend. O processo é inteiramente artesanal e todas as etapas são livres de conservantes.

Pães de mel produzidos e embalados artesanalmente (foto: Gláucia Renate)

Atualmente, Marcus vende os pães de mel em restaurantes e também por encomendas. E tem planos de aumentar a produção. “A ideia é ir para uma cozinha maior ainda neste ano”, afirma.

Pão de Mel do Marcus Ota

(31) 99611-4258

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
6 0
Views:
1704
Article Categories:
Doces e Quitandas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments