Bar dos Beatles ganha título de patrimônio - Territórios Gastronômicos

Bar dos Beatles ganha título de patrimônio

O “Phill”, mais conhecido como Bar dos Beatles, em Liverpool, recebeu um importante título. Ele acaba de tornar-se o primeiro pub vitoriano criado na Inglaterra a ser considerado um patrimônio de primeira categoria.

O “Phill”, mais conhecido como Bar dos Beatles, em Liverpool, recebeu um importante título. Ele acaba de tornar-se o primeiro pub vitoriano criado na Inglaterra a ser considerado um patrimônio de primeira categoria.

Por Isabel de Andrade*

Ele se chama Philharmonic Dining Rooms e fica em Liverpool, na Inglaterra. Mas, ficou conhecido mesmo como Bar dos Beatles. É que sempre foi parada obrigatória para Paul MacCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison.

O Phil é o primeiro pub vitoriano da Inglaterra a ser considerado um patrimônio histórico de primeira categoria ( Foto: reprodução Instagram)

No auge da fama, John Lennon chegou a reclamar que um grande ônus do sucesso era “não poder mais beber uma cerveja no Phil”. Paul MacCartney já surpreendeu os clientes com um show improvisado no pub em 2018.

Paul MacCartney já surpreendeu os clientes do Phil com uma apresentação surpresa ( Foto: reprodução Instagram)

O Philharmonic Dining Rooms foi construído pelo arquiteto Walter Thomas em 1898 e fica em frente à sala de concertos filarmônicos de Liverpool. A fachada, em pedra talhada, é um diferencial. O mesmo pode se dizer da decoração no interior do estabelecimento. A porta principal, de ferro forjado dourado, é considerada uma obra modernista do Reino Unido.

A porta com detalhes dourados mostra a grandiosidade do imóvel ( Foto: reprodução Instagram)
Os vitrais são outro grande atrativo do pub ( Foto: reprodução Instagram)

Toda essa grandiosidade rendeu mais um capítulo no reconhecimento do bar como um patrimônio histórico. O “Phil”, que foi classificado em 1955 como monumento histórico de segunda categoria, acaba de tornar-se o primeiro pub vitoriano criado na Inglaterra a ser considerado um patrimônio de primeira categoria.

Com o título, o Phil passa a fazer parte das grandes obras arquitetônicas da Inglaterra ( Foto: reprodução Instagram)

O novo título, concedido pelo Historic England, vai permitir que a fachada e o interior do imóvel sejam preservados. Isso significa também que o pub passa a fazer parte das grandes obras arquitetônicas do país, como o Palácio de Buckingham. “A nova classificação foi uma verdadeira honra para este edifício com uma história muito rica, visitado por gente do mundo todo para admirá-lo e “provar algumas cervejas”, disse o proprietário do Phill, Eamonn Lavin.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
3 0
Views:
1860
Article Categories:
Bares e Restaurantes

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Virginia Abreu de Paula

Mercido. Além da arquitetura é histórico.