Bacalhau confitado: prato sofisticado e receita fácil - Territórios Gastronômicos

Bacalhau confitado: prato sofisticado e receita fácil

O bacalhau confitado é bem sofisticado, mas a receita é fácil e prática. Confira as dicas do chef Rogério Duarte e aprenda a preparar o prato.

O bacalhau confitado é bem sofisticado, mas a receita é fácil e prática. Confira as dicas do chef Rogério Duarte e aprenda a preparar o prato.

Por Isabel de Andrade*

Durante a quaresma, muitas pessoas respeitam a tradição de não consumir carne vermelha nas quartas e sextas-feiras e preferem adaptar o cardápio com pratos feitos com carne branca. A receita de bacalhau confitado, do chef Rogério Duarte, é uma excelente opção não só para quem mantém esse hábito, mas para quem pretende preparar um prato delicioso e sofisticado de forma prática e fácil.

Bacalhau confitado: uma receita sofisticada e fácil de ser preparada ( Foto: reprodução Youtube)

O bacalhau confitado fica muito suculento. O chef explica que a técnica de confitar é uma forma de cozinhar os alimentos na gordura e era muito utilizada na época em que não existia geladeira, já que era uma maneira de preservar a comida.

Receita do bacalhau confitado

Foto: reprodução Youtube

Ingredientes

1 quilo de lombo de bacalhau dessalgado

1,2 litros de azeite extravirgem

6 dentes de alho inteiros

10 cebolas pequenas

6 ramos de tomilho fresco

4 ramos de alecrim fresco

200 gramas de batata pirulito (ou bolinha)

200 gramas de tomate sweet grape

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Foto: reprodução Youtube

Limpe o lombo de bacalhau dessalgado retirando seu couro e sua espinha, se preciso. Em uma assadeira, despeje todo o azeite, adicione os dentes de alho (não precisa cortar nem descascar, apenas esmague), a cebola, tomatinhos, os raminhos de alecrim e tomilho e o lombo, que deve ficar todo coberto pelo azeite. Leve ao forno baixo ( no máximo, 100 graus). Não deixe ferver. Caso perceba que está começando a levantar fervura, desligue o forno e depois ligue-o novamente. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora e 30 minutos. Passado o tempo, retire o lombo de bacalhau do forno e acomode-o em uma travessa. Corrija, se necessário, com sal e pimenta-do-reino e regue com bastante azeite (do bacalhau e das ervas). Sirva com as batatas, as cebolas e os tomatinhos assados e finalize com broto de alfafa ou alecrim.

Serviço:

Confira o passo a passo da receita no canal Chef Rogério Duarte no Youtube.

Instagram: @chefrogerioduarte

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
7 0
Views:
3972
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments