Café: cursos de torra, classificação e degustação - Territórios Gastronômicos

Café: cursos de torra, classificação e degustação

Se você quer compreender melhor o universo do café, dê uma olhada na agenda de cursos da Academia do Café para o mês de março. Estão previstos cursos de torra, classificação e degustação, além de workshops.

Se você quer compreender melhor o universo do café, dê uma olhada na agenda de cursos da Academia do Café para o mês de março. Estão previstos cursos de torra, classificação e degustação, além de workshops.

Por Isabel de Andrade*

O mês de março está com uma intensa programação de cursos na Academia do Café. Estão previstos também workshops de torra e sobre a experiência de Júlia Fortini, atual campeã brasileira de Preparo de Café, contando sua preparação para o Mundial. Além disso, há cursos de classificação e degustação e torra.

Cursos de torra, classificação e degustação do café estão sendo preparados para o mês de março ( Foto: Caca Lanari)

Entre os dias 17 e 19 de março, ocorre o curso de Torra, em que os participantes terão a oportunidade de aprender como torrar um café por perfil. Serão ensinadas as técnicas sobre a temperatura, o tempo e as etapas de uma torra ideal. A experiência vai incluir a torra e a prova do café até que chegue ao ponto. O curso, por meio da teoria e da prática, oferecerá os preceitos básicos para o domínio da arte de torrar o café.

O público terá uma experiência diferenciada em um Workshop com a campeã brasileira de Preparo de Café, Júlia Fortini, marcado para o dia 21 de março. Entre os temas abordados estarão as variáveis da extração, como encontrar a receita adequada, relato sobre a vivência nas plantações da Etiópia, um pouco do que está por vir no Mundial 2020 e provas de cafés do mundo todo.

Nos dias 24 e 25 de março, ocorrerá o Workshop de Torra. A ideia é esclarecer dúvidas sobre a torra e também a importância dela para a qualidade da bebida final. Para isso, será provado o mesmo café em diferentes pontos de torra, comparando o gráfico de cada uma delas.

Academia do Café prepara vários cursos para o mês de março ( Foto: Caca Lanari)

Educar o paladar é algo desafiante, principalmente para saber diferenciar cafés e pontuá-los. Por isso, em Classificação e Degustação, marcada para os dias 26 e 27 de março, o aluno será introduzido ao método de prova de cafés especiais da Associação de Cafés Especiais da América. O participante vai aprender desde a seleção do grão cru até a prova de cafés especiais, além de ser introduzido à diferença de torra e a importância da mesma. As inscrições podem ser feitas no site da Academia do Café.

Serviço:

Academia do Café

Local: Rua Grão Pará, 1024, bairro Funcionários, Belo Horizonte

Inscrições: www.academiadocafe.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments