Quarentena: alimentos que acalmam e aliviam a ansiedade

Por Isabel de Andrade*

Pesquisas mostram que uma alimentação rica em frutas, vegetais, legumes, proteína magra e grãos integrais pode dar uma mãozinha para gerenciar a ansiedade de forma natural. Em tempos de quarentena, e para levar para a vida, a nutricionista do Centro Universitário Una, Júnea Regina Pires Drews, elencou alimentos que ajudam a diminuir a agitação e a promover a calma em tempos de reclusão.

A nutricionista Júnea Drews, da UNA, dá dicas de alimentos que fortalecem e ajudam a diminuir a ansiedade ( Foto: divulgação)

Bebidas fermentadas e queijo auxiliam no aporte de bactérias saudáveis que estão associadas com o aumento da felicidade e, em algumas pessoas, reduzem a ansiedade e o estresse. “O consumo de bactérias boas tem efeitos positivos na saúde do cérebro. Para aumentar a multiplicação delas no nosso intestino podemos consumir fibras de alimentos naturais como, verduras, legumes e frutas”, diz.

A especialista indica o consumo de castanhas, cogumelos e soja. Eles possuem selênio, nutriente que melhora o humor e reduz as substâncias ligadas ao estresse no organismo (que é elevado em pessoas nervosas). Mas, que optar pela castanha do Pará, por exemplo, não deve consumir mais do que uma unidade por dia. “Uma dica é bater a castanha junto com um suco ou vitamina”, diz. Esses alimentos ainda contêm vitamina E, que é ótima para auxiliar no combate aos sintomas de depressão.

Confira as dicas de alimentação que ajudam a combater o estresse e a ansiedade ( Foto: Pixabay)

O chá de camomila possui propriedades relaxantes e flavonoides capazes de controlar os sintomas da ansiedade. O chá Verde contém um aminoácido chamado teanina, com propriedade calmante que contribui para diminuir o estresse. A teanina ainda faz aumentar a produção de serotonina e dopamina (neurotransmissores que atuam diretamente no cérebro). “Você pode usá-lo como substituto para refrigerantes, café e bebidas alcoólicas. Mas, não utilize no período da tarde e noite, pois pode atrapalhar o sono”, orienta Júnea.

O chocolate amargo é uma boa fonte de magnésio que pode reduzir os sintomas da depressão e melhorar o humor. Ainda possui flavonoides e alto teor de triptofano, que auxiliam na proteção dos neurônios. Na escolha do chocolate amargo, prefira os que têm 70% ou mais de cacau. “O consumo de 40 gramas ao dia já é suficiente”, alerta a nutricionista.

A cúrcuma contém a curcumina que ajuda a diminuir ansiedade, pois reduz produtos tóxicos no corpo resultantes do estresse. Pode ser adicionada em diversos pratos, já que não tem gosto tão forte.

A vitamina D presente em carnes brancas, peixes (salmão, sardinha e mariscos), ovo, leite, fígado e queijos é de grande importância para o auxílio no combate à depressão, estresse e desânimo.

O ovo é rico em vitamina D, excelente fonte de proteína, essencial para o crescimento e desenvolvimento. Ele também contém triptofano (aminoácido essencial) que ajuda na produção da serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o sono, a memória e o comportamento, o que auxilia, indiretamente, no alívio da ansiedade.

Os peixes (ricos em gordura) como o salmão, cavala, sardinha, truta e arenque são ricos em ômega-3, que ajuda a regular os neurotransmissores, reduzir a inflamação provocada por agressores, como os radicais livres, e promover a função cerebral saudável e podem reduzir os níveis de ansiedade.

Semente de abóbora e banana são excelentes fontes de potássio. Elas auxiliam no gerenciamento da pressão arterial e, indiretamente ajudam a reduzir os sintomas de estresse e ansiedade. “Semente de abóbora contém zinco, que está envolvido diretamente ao humor. Os maiores locais de armazenamento de zinco no corpo estão nas regiões do cérebro envolvidas com as emoções”, orienta a nutricionista.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 1
Views:
2805
Article Categories:
Chefs e Mestres

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabricio

Já passou da hora de cuidar de você para conseguir ter uma vida longe das dores, insônia, falta de felicidade, procrastinação, estresse e falta de motivação.
Conheça agora técnicas exclusivas que oferecemos para você começar a mudar o rumo da sua vida.
https://bit.ly/_ansiedadetemcura