Picanha na frigideira: churrasco sem churrasqueira

O gaúcho Elton Menchick vai ensinar a preparar a picanha na frigideira. É a sua chance de fazer um churrasco sem precisar usar a churrasqueira.

O gaúcho Elton Menchick vai ensinar a preparar a picanha na frigideira. É a sua chance de fazer um churrasco sem precisar usar a churrasqueira.

Por Isabel de Andrade*

Se você tem vontade de preparar um bom churrasco, mas não está a fim de acender a churrasqueira ou se não tem uma, isso não é problema. O especialista Elton Menchick vai ensinar a preparar a picanha na frigideira, uma excelente carne com sabores e aromas que vão lembrar um bom churrasco. Para isso, é preciso preparar com antecedência um azeite defumado que vai dar um toque mais que especial à picanha de frigideira.

Azeite Defumado

300 ml de azeite de oliva

2 pedras de carvão

Coloque o azeite em uma tigela de inox ou numa panela. Acenda as pedras de carvão no fogão até formar uma brasa consistente.

Coloque o carvão aceso no recipiente com o azeite e tampe imediatamente, mantendo a fumaça concentrada ali dentro. Deixe em repouso por duas ou três horas.

Retire as pedras de carvão e passe o azeite por um filtro de café. Após coado, guarde o azeite defumado em uma garrafa.

Acompanhamentos

Prepare seus acompanhamentos preferidos de churrasco.

Mesmo sem churrasqueira, pão de alho e linguiça podem ser preparados no forno.

Escolha um bom molho chimichurri ou prepare um vinagrete.

Boa música também não pode faltar. Comece seu preparo pela sua playlist preferida!

A Carne

Para duas pessoas:

2 steaks de picanha

(Outros cortes podem ser usados, como bife ancho ou bife de chorizo)

1 galho de alecrim

2 colheres de sopa de manteiga

Nosso azeite defumado

Sal e pimenta do reino a gosto

Antes de manusear a carne, coloque a frigideira (preferencialmente de ferro) para esquentar em fogo alto.

Tire duas fatias grossas da picanha, de aproximadamente dois dedos de espessura. Tempere com sal e pimenta a gosto em todos os lados. Reserve.

Para se certificar de que a frigideira esteja bem quente, observe se ela já solta alguma fumaça ou jogue algumas gotas de água que devem evaporar rapidamente.

Coloque um bom fio do azeite defumado até cobrir o fundo da frigideira. Em outra boca do fogão, deixe o galho de alecrim em chamas e em seguida, coloque-o na frigideira. Vamos preparar um steak de cada vez, para que a frigideira não esfrie e para que possamos alcançar uma selagem perfeita na carne.

Coloque uma colher de sopa de manteiga e, em seguida, coloque a carne. Arraste um pouco a carne pela frigideira sem levantá-la para certificar-se de que a superfície inteira esteja em contato com o fundo. Deixe a carne fritando por aproximadamente dois minutos, sem apertá-la ou mexer. Após esses dois minutos, podemos verificar se já temos uma boa crosta de cor caramelo. Podemos, então, virar a carne para selar o outro lado pelos próximos dois minutos. Com uma colher, regue a carne com a gordura da frigideira.

Com a carne selada dos dois lados, coloque o lado da gordura em contato com o fundo da frigideira, apoiando o steak nas bordas. Apague o fogo e deixe a gordura cozinhar no calor residual até que fique dourada.

Retire a carne da frigideira e deixe descansar por um minuto antes de fatiar.

Para preparar o segundo steak não é necessário trocar a gordura da frigideira, desde que ela esteja ainda com a mesma cor caramelo da crosta do primeiro bife. Apenas esquente a frigideira novamente e acrescente outra colher de sopa de manteiga. Troque a gordura se ela estiver preta.

Fatie a carne, sirva com seus acompanhamentos preferidos e boa diversão!

Fotos: Elton Menchick

Serviço:

Instagram: @bbqgaucho

Contato: (31) 99243-6187

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
46 1
Views:
1875
Article Categories:
Receitas