Costela de porco glaceada com geleia de jabuticaba e bambá de couve

Aprenda a preparar uma receita campeã: costelinha de porco glaceada com geleia de jabuticaba Sabarabuçu, acompanhada de bambá de couve.

Aprenda a preparar uma receita campeã: costelinha de porco glaceada com geleia de jabuticaba Sabarabuçu, acompanhada de bambá de couve.

Por Isabel de Andrade*

A dica para hoje é que você prepare uma deliciosa receita de costelinha de porco glaceada com geleia de jabuticaba Sabarabuçu. O prato, publicado no portal da chef Rosilene Campolina, foi preparado pela por Luciana Aparecida Hilário, Marina Nicolai e Nathália Celeste, que formaram a equipe que venceu o concurso Nestlé do Mercado Central em novembro de 2011.

A receita da costelinha de porco glaceada com geleia de jabuticaba foi campeã de um concurso em 2011 ( Foto: reprodução internet)

Ingredientes:

300 gramas de costelas de porco

10 gramas de alho picado

1 galho de alecrim

1 galho de tomilho

20 mil de vinho branco

10 ml de azeite

20 gramas de geleia de jabuticaba Sabarabuçu

1 colher ( sopa) de caldo de carne líquido

50 ml de água

Sal e pimenta do reino a gosto

A geleia de jabuticaba fabricada pela empresária Meire Ribeiro, proprietária da Sabarabuçu ( Foto: reprodução Instagram)

Bambá de couve

1 maço de couve

120 de fubá de moinho d’água

500 ml de água

1/2 unidade de cebola

1 dente de alho

1 unidade de ovo caipira

1 colher ( sopa) de caldo de carne líquido

5 ml de óleo

Sal a gosto

20 gramas de queijo ralado

Molho de pimenta biquinho

5 gramas de caldo de carne

200 ml de creme de leite

50 gramas de pimenta biquinho

10 gramas de manteiga

10 gramas de cebola picadinha

Sal e noz-moscada a gosto

Modo de Preparo

Costelinhas glaceadas

Marinar as costelas de porco com alho, um pouco de azeite, alecrim, tomilho, sal, pimenta do reino e o vinho branco. Reserve. Aqueça uma frigideira e doure uniformemente as costelas já marinadas no restante do azeite. Levar as costelas do forno a 200° C por cinco minutos para secar a superfície da carne. Enquanto as costelas estão no forno, prepare em uma panela uma calda com o caldo líquido de carne, a geleia de jabuticaba e a água. Retire as costelas do forno e dê pinceladas com a calda. Volte as costelas para o forno por mais dois minutos. Sirva quente acompanhado do bambá de couve.

Bambá de couve

Doure as cebolas e o alho no óleo, acrescente o caldo líquido de carne e o fubá dissolvido na água. Deixe cozinhar por 15 minutos. Adicione a couve já picadinha e deixe cozinhar por mais cinco minutos. Finalize com queijo do Serro e o ovo caipira cozido. Sirva quente como acompanhamento da costelinha de porco glaceada.

Molho de pimenta biquinho

Bata no liquidificador o creme de leite e a pimenta biquinho. Coe e reserve. Em uma panela, doure a cebola na manteiga, adicione o creme de pimenta reservado e o caldo líquido.

Serviço:

Instagram: @sabarabucu e @rosilene_campolina

Site: chefachef.com.br

Leia também: Café e jabuticaba unidos no Molho do Barão

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
296
Article Categories:
Receitas