O risoto perfeito para o Dia das Mães - Territórios Gastronômicos

O risoto perfeito para o Dia das Mães

Aprenda a fazer com o chef Rogério Duarte um risoto de linguiça com pera. O prato é uma ótima dica para você preparar para o almoço do Dia das Mães.

Aprenda a fazer com o chef Rogério Duarte um risoto de linguiça com pera. O prato é uma ótima dica para você preparar para o almoço do Dia das Mães.

Por Isabel de Andrade*

Que tal preparar um risoto para presentear a sua mãe com um belo almoço neste domingo, dia 10 de maio? Se você nunca se aventurou na cozinha fazendo essa receita, não se preocupe. Siga as dicas do chef Rogério Duarte e aprenda a fazer um risoto perfeito de linguiça com pera.

O abraço carinho do Territórios Gastronômicos a todas as mamães. Na foto, o chef Rogério Duarte com a mãe, Maria Lúcia Duarte. ( Foto: reprodução Instagram)

O risoto é um dos pratos mais tradicionais da culinária italiana. Segundo o chef, é uma das receitas mais democráticas porque aceita várias combinações de sabores. Rogério usou uma linguiça de pernil artesanal porque valoriza o produtor local.

O chef ainda deu algumas orientações: usar uma xícara de café para medir a porção que será consumida por uma pessoa e servir o risoto assim que o prato for finalizado. Para acompanhar o passo a passo das técnicas e do preparo de um risoto perfeito, acompanhe o vídeo no Canal do chef Rogério Duarte.

Foto: reprodução YouTube

Ingredientes:

3 xícara (chá) de arroz para risoto (arbóreo)

1 cebola picada finamente

1/2 xícara (chá) de vinho branco

3 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1,5 litro de caldo de legumes

200g de linguiça da sua preferência (pré-frita)

2 peras

3 colheres (sopa) de salsinha picadas finamente

200g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Aqueça uma panela e adicione o azeite de oliva. Refogue a cebola, adicione o arroz para risoto e mexa bem para que todos os grãos sejam envolvidos. Refogue e adicione o vinho branco. Quando um 1/3 do vinho evaporar, vá colocando o caldo de concha em concha. A partir de agora, devemos mexer o risoto constantemente para que a amilase dos grãos seja liberada, garantindo a principal característica deste prato, que é sua cremosidade. Assim que o risoto estiver al dente, adicione então, a linguiça, mexa um pouco e adicione a pera. Desligue o fogo, adicione o queijo parmesão ralado na hora e a manteiga. Se for necessário, adicione apenas mais uma concha do caldo para auxiliar neste passo, salpique salsinha a gosto, sirva quentinho acompanhado de lâminas de pera.

CALDO DE LEGUMES ( BASE)

Foto: reprodução YouTube

Ingredientes:

2 litros de água

1 cebola média cortada ao meio

1 cenoura grande

1 talo de aipo (salsão) grande picado

2 folhas de louro

2 bolinhas de pimenta do reino

2 dentes de alho

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque todos os ingredientes e deixe cozinhando por, no mínimo, duas horas em fogo baixo. Desligue o fogo e coe toda a receita. Utilizar em caldos, sopas, para cozinhar massa, no risoto… Ele faz toda diferença!

Serviço:

Instagram: @chefrogerioduarte

YouTube: Chef Rogério Duarte

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments