Peixaria do Hélio: uma parada obrigatória em Montes Claros-MG - Territórios Gastronômicos

Peixaria do Hélio: uma parada obrigatória em Montes Claros-MG

Quem pensa que a culinária de Montes Claros, no norte de Minas só tem carne de sol e pequi, está muito enganado! Tem peixe e do bom, lá do Velho Chico, que fica ali pertinho no Território do Cerrado. Conheça a Peixaria do Hélio, uma parada obrigatória para quem aporta na cidade.

Quem pensa que a culinária de Montes Claros, no norte de Minas só tem carne de sol e pequi, está muito enganado! Tem peixe e do bom, lá do Velho Chico, que fica ali pertinho no Território do Cerrado. Conheça a Peixaria do Hélio, uma parada obrigatória para quem aporta na cidade.

A Peixaria do Hélio

Por: José Janser*

O Rio indo, a água levando o rio, deixando as coisas pra trás! O rio indo, o rio levando a água, as coisas ficando pra trás! O rio que leva o rio, a água que leva a água. As coisas que são deixadas insistindo em não ficar pra trás!

Este rio é o São Francisco, e a Peixaria do Hélio em Montes Claros sintetiza a alma e os sabores deste rio. Aberta há mais de vinte e cinco anos a Peixaria do Hélio serve exclusivamente pratos à base de Surubi, conhecido entre os pescadores como rei do São Xico. Uma cena corriqueira na peixaria é o recebimento de belos exemplares desse peixe, que não raro chegam ao peso de vinte kg, conforme ilustra a foto abaixo.

Os cortes e o tempero dos pratos servidos na peixaria são preparados pelo proprietário do restaurante, atividades que ele faz com maestria. O carro chefe do cardápio é sem dúvida a moqueca de Surubi com pirão, acompanham salada e arroz branco.

Não pode faltar também um bom aperitivo, que como sugestão de hoje é a cachaça Vista Alegre, produzida em Araçuaí, Vale do Jequitinhonha.

Nos bons momentos de uma prosa com Hélio ele demonstra sua satisfação e prazer em trabalhar exclusivamente com peixes do São Francisco. Em determinados momentos é ate fácil confundir a vida de Hélio com a de um pescador, tamanho envolvimento dele é de sua história de vida com o rio.

Trajetória longa, bonita e vitoriosa Hélio começou como garçom de um antigo restaurante de Montes Claros para hoje gerir com sucesso seu próprio negócio.

*José Janser é natural de Araçuaí, Vale do Jequitinhonha-MG. Amante da boa comida, de boas amizades, boas prosas e boas músicas tem se dedicado atualmente, como hobby, à culinária regional com uso dos produtos característicos das comunidades rurais tradicionais, de onde nunca tirou os pés.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: Montes Claros está localizado no Território do Cerrado/Pequi

EA/TG – CERRADO/PEQUI

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
14 2
Views:
2862
Article Categories:
Bares e Restaurantes
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments