Canjica: começa a temporada das receitas juninas - Territórios Gastronômicos

Canjica: começa a temporada das receitas juninas

Receitas juninas com a chef Mari Guimarães, da Doce Mari Confeitaria. Durante todo o mês de junho, a confeiteira vai ensinar como preparar pratos típicos desta época. E ela começa pela canjica.

Receitas juninas com a chef Mari Guimarães, da Doce Mari Confeitaria. Durante todo o mês de junho, a confeiteira vai ensinar como preparar pratos típicos desta época. E ela começa pela canjica.

Por Isabel de Andrade*

Bem-vindo, junho. E com o novo mês, chega também a temporada de comidas típicas. Pamonha, curau, cuscuz, bolo de milho, pipoca, polenta … Não faltam opções.

A tradição surgiu na Europa, onde os agricultores faziam festa para comemorar a colheita. O costume chegou aqui, no Brasil, que passou a celebrar a colheita do milho. Por isso, ele é tão presente nas comidas preparadas nesta época. Mas, outros ingredientes também conquistaram o seu lugar como o amendoim, a mandioca, o coco e até o chocolate.

Para ensinar a preparar vários pratos típicos, o Territórios Gastronômicos convidou a chef Mari Guimarães, proprietária da Doce Maria Confeitaria. Ela buscou no caderninho de receitas que herdou da mãe uma seleção de gostosuras para compartilhar com você, leitor, durante este mês. E a gente começa pela tradicional canjica. Bom apetite!

Chef Mari Guimarães vai ensinar as receitas típicas de junho durante todo o mês ( Foto: reprodução Instagram)

Canjica

Ingredientes:
1 xícara e meia (chá) de milho para canjica
1 lata de leite condensado
1 medida (lata) de leite
Amendoim e coco a gosto
Canela em pó para polvilhar

Aprenda a preparar a tradicional canjica ( Foto: reprodução Instagram)

Modo de preparo:
Deixe a canjica de molho em água fria por, no mínimo, 2 horas. Minha mãe deixava 12 horas. Escorra a água e leve a canjica ao fogo em panela de pressão com dois litros e meio de água fria, reduzindo o fogo após a fervura. Deixe cozinhar por 1 a 2 horas. Depois de cozida, retire do fogo, deixe sair toda a pressão e abra a panela. Junte o leite condensado, o leite e deixe ferver por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando até ficar cremosa. Quem gosta da receita com amendoim e coco, esse é o momento de acrescentar os ingredientes. Despeje em uma tigela funda e sirva polvilhada com canela.

Serviço:
Instagram: @doce_mari_confeitaria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
2224
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments